Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Rio de Janeiro

Condomínio City Tower recebe 9º Prêmio Brasil Ambiental na categoria Gestão de Resíduos Sólidos

Prêmio da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) e da BP reconhece o sucesso do programa de gestão de resíduos em andamento no empreendimento, de propriedade da São Carlos e gerenciado pela Jones Lang LaSalle


A consultoria Jones Lang LaSalle, que administra o Condomínio City Tower, prédio comercial no centro do Rio, de propriedade da São Carlos Empreendimentos e Participações S/A, recebeu o Prêmio Brasil Ambiental, em sua em sua 9ª edição, na categoria Gestão de Resíduos Sólidos. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 19 de setembro, no Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa.

Com os objetivos de reduzir a geração de lixo comum, minimizar o consumo e o impacto ambiental causado pela destinação inadequada, e os custos operacionais envolvidos no descarte foi elaborado um projeto para gestão de resíduos sólidos no empreendimento.

"No Condomínio City Tower, atualmente ocupado por grandes empresas do setor petrolífero e bancário, a São Carlos, em parceria com a JLL, identificou que a grande quantidade de lixo poderia ser reduzida e a economia gerada, revertida na gestão dos resíduos sólidos", explica Christiane Durante, gerente de infraestrutura da JLL, responsável pela administração do City Tower.

Desde o início, o projeto envolveu ações direcionadas a todos os públicos do empreendimento, incluindo os funcionários e fornecedores das áreas de gestão e operação do edifício, além das empresas ocupantes e o proprietário. Para comunicar todos os públicos de forma eficaz e ágil o andamento de ações, campanhas e investimentos realizados no prédio para o projeto foram instalados na recepção principal quadros de aviso e TV com vídeos informativos.

Condomínio inova ao criar cota para excedente de lixo comum – Entre as várias ações implementadas, acordadas entre todos os públicos do empreendimento, destacam-se as auditorias de resíduos, tanto nos coletores das estações de trabalho de cada funcionário das empresas ocupantes, como também no lixo comum gerado em cada andar, que identificaram o potencial de resíduos recicláveis passíveis de aproveitamento.

Com as informações coletadas nas auditorias, o prédio estipulou uma cota de geração de lixo comum por andar e a cobrança por lixo excedente. Foram ainda criadas políticas de compras com sugestões de produtos mais sustentáveis, como papel de bagaço de cana, em vez do papel branco mais comumente utilizado nos escritórios.

As ações trouxeram resultados concretos, como a redução em 35% no consumo de papel branco, e a utilização de canecas e copos de vidro, em vez de descartáveis, trouxe economia de R$ 1.800 ao ano, considerando apenas o consumo do condomínio.

A redução do lixo comum diminuiu em 40% a quantidade de sacos utilizada em um período de seis meses e trouxe economia de R$ 2.600/mês na destinação. Além disso, todo o resíduo de poda no edifício é aproveitado, gerando economia na aquisição de adubo e sem custo envolvido em destinação.

​A receita obtida com a venda de recicláveis do edifício é revertida para o pagamento da destinação de resíduos classe I, que são os resíduos classificados como perigosos, como por exemplo: latas de solvente, óleo combustível, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, por serem inflamáveis, corrosivos ou reativos.

O condomínio City Tower foi cadastrado no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e vem emitindo Manifestos de Resíduos on-line para todos os resíduos gerados.

"A responsabilidade socioambiental para a redução do impacto das operações do Condomínio City Tower foi a principal razão para apoiarmos o plano de gerenciamento de resíduos desenvolvido e colocado em prática pela JLL", diz Karima Waked, analista de Operações da São Carlos Empreendimentos e Participações S/A.

O Prêmio Brasil Ambiental é uma iniciativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) e da BP e tem como objetivo reconhecer e incentivar as melhores práticas em sustentabilidade desenvolvidas por empresas que atuam no Brasil.

Os interessados em conhecer de perto as ações sustentáveis colocadas em prática no edifício podem entrar em contato pelo e-mail: atendimento@citytower.com.br.