Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

São Paulo

Condomínio City Tower recebe Prêmio ABRAFAC por inovações ambientais

Programas de sustentabilidade em andamento no empreendimento, de propriedade da São Carlos e gerenciado pela Jones Lang LaSalle, recebem segunda premiação este ano


A consultoria Jones Lang LaSalle, que administra o Condomínio City Tower, prédio comercial de propriedade da São Carlos Empreendimentos e Participações S/A, recebeu o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, da Associação Brasileira de Facilities, pelas inovações ambientais, que resultaram em economia energética e redução de consumo de recursos naturais no edifício. O prêmio é uma referência no segmento de Gestão de Facilities e reconhece iniciativas e projetos que contribuem para o desenvolvimento deste mercado no país.

Localizado no centro do Rio, o City Tower já havia recebido em setembro o 9º Prêmio Brasil Ambiental, da AmCham Rio, na categoria "Gestão de Resíduos Sólidos".

A Jones Lang LaSalle, em parceria com a São Carlos, coloca em prática no City Tower diversas ações que visam minimizar o impacto ambiental causado pela operação e manutenção do edifício e abrangem os diversos públicos do prédio, incluindo as equipes de administração, limpeza, operação e manutenção, além dos próprios usuários.

Programas ambientais em constante evolução – Desde a implementação da coleta seletiva, que teve início em 2010 e envolveu a substituição de coletores, a criação de uma área específica para armazenamento de resíduos, além de treinamentos e campanhas para os públicos do edifício, o programa foi evoluindo e novas práticas sustentáveis foram sendo incorporadas ao cotidiano do edifício, como os programas de uso racional de água e eficiência energética e a substituição de produtos químicos por produtos verdes, que acarretaram em mudanças na operação de equipamentos e rotinas.

Em 2012, a São Carlos realizou investimentos em novas tecnologias, como telhado verde, irrigação automática, instalação de medidores independentes de água e energia, iluminação LED, além de ter sido realizado um estudo de viabilidade para a certificação de edifício verde, que o prédio conquistou em outubro.

Primeiro prédio multiempresarial LEED EB: O&M Gold no Rio – O City Tower é o primeiro prédio multiempresarial no Rio de Janeiro – e o terceiro no Brasil – a receber a certificação LEED® for Existing Buildings: Operation & Maintenance (EB:O&M), nível Gold, concedida pelo United States Green Building Council (USGBC). A certificação reconhece práticas e tecnologias sustentáveis utilizadas na operação e manutenção, que visam reduzir os impactos ambientais durante toda a vida útil de um empreendimento existente.

Anualmente, o City Tower economiza mais de 2,3 milhões de litros de água, volume suficiente para suprir a necessidade de água potável de uma cidade de 39 mil habitantes por um mês.

O prédio também economiza mais de 440.000 kWh de energia elétrica por ano, o que equivale ao consumo anual de 569 casas populares.

Os interessados em conhecer de perto as ações sustentáveis colocadas em prática no edifício podem entrar em contato pelo e-mail: atendimento@citytower.com.br.​