Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Chicago e Londres

Estudo da Jones Lang LaSalle identifica 20 cidades mais dinâmicas do mundo

São Francisco, Londres, Dubai, Xangai e Wuhan lideram ranking. Na América Latina, apenas Lima, no Peru está na lista, ocupando a vigésima posição


Reconhecendo que o setor imobiliário comercial já não é apenas uma consequência do sucesso de uma cidade, mas um de seus condutores, a consultoria Jones Lang LaSalle (NYSE: JLL ) identificou que São Francisco, Londres, Dubai, Xangai e Wuhan estão na vanguarda das cidades que demonstram a combinação de forte ritmo no curto prazo em relação ao desenvolvimento sócioeconômico e ao mercado imobiliário e fundamentos de longo prazo para o sucesso.

A mais recente pesquisa da Jones Lang LaSalle, intitulada City Momentum Index (CMI) divulgada no Fórum Econômico Mundial, vai além dos estáticos rankings econômicos tradicionais e se aprofunda nos principais motores que são a marca das cidades altamente dinâmicas.

De acordo com Jeremy Kelly, diretor global de Pesquisa da Jones Lang LaSalle, o impulso de uma cidade vai além do simples crescimento do PIB. O verdadeiro alicerce das cidades altamente dinâmicas emerge de fatores como a velocidade de inovação e criação de negócios de ponta, aliados à construção de novos edifícios, e aos movimentos dos preços das propriedades e dos investimentos imobiliários por investidores transfronteiriços e empresas.

"O City Momentum Index oferece uma nova perspectiva, mais abrangente, que possibilita identificar os sinais de mudança e características do ritmo de uma cidade.  Concentrando-se nos aspectos capazes de suportar a performance futura das cidades, o CMI destaca-se do desempenho histórico padrão, no qual a maioria dos índices se baseia. É em fatores como o dinamismo da infraestrutura, a conectividade e a inovação que acreditamos que muitas das decisões de localização e de investimentos em imóveis serão baseadas no futuro, embora os investidores e as corporações devam sempre estar atentos que o alto dinamismo pode representar tanto riscos quanto oportunidades", finaliza Kelly.

Cidades mais dinâmicas do mundo -  TOP 20


1 São Francisco
2 Londres
3 Dubai
4 Xangai
5 Wuhan
6 Nova York
7 Austin
8 Hong Kong
9 San Jose
10 Cingapura
11 Shenzhen
12 Jacarta
13 Beijing
14 Chengdu
15 Los Angeles
16 Tianjin
17 Boston
18 Seattle
19 Tóquio
20 Lima

Fonte: Jones Lang LaSalle – janeiro 2013

As cidades que lidram o ranking das TOP 20 são caracterizadas pelas seguintes dinâmicas:

 

  • Cidades "elite" que exercem poder econômico claro no cenário global, sendo responsáveis por um quarto dos investimos diretos no mercado imobiliário comercial global a entre 2012-2013.
    • São Francisco (1), Londres (2), Dubai (3), Nova York (6), Hong Kong (8), Cingapura (10), Los Angeles (15) e Tóquio (19)

       
  • Cidades "ricas em tecnologia" que aproveitam o início das tendências tecnológicas e oferecem ambientes férteis para a inovação.  
    • São Francisco (1), Austin (7), San Jose (9), Boston (17) e Seattle (18)

       
  • Cidades menores, favoráveis à inovação que ganharam rápido impulso e alcançaram posição global
    • Austin (7)

       
  • Cidades de rápida urbanização na China, que continuam a crescer com intensivos programas de construção urbana, apesar da desaceleração econômica
    • Xangai (4), Wuhan (5), Shenzhen (11), Beijing (13), Chengdu (14) e Tianjin (16)

       
  • Destaques de crescimento além dos BRIC, impulsionadas pelo consumo urbano
    • Jakarta (12) e Lima (20)
  • Cidades ressurgentes preparando-se para os grandes eventos de 2020, com vigor renovado
    • Tóquio (19) – que sediará as Olimpíadas de 2020 e Dubai (3) – que sediará a Expo 2020

       

O relatório City Momentum Index avalia 111 cidades em todo o mundo e cria um ranking com base em 34 variáveis de curto e de longo prazos.

​A íntegra da pesquisa está disponível no site da Jones Lang LaSalle: http://www.jll.com/research