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São Paulo

Hotéis brasileiros mostram sinais de lenta recuperação

Pesquisa da JLL mostra retomada de atividade em alguns segmentos de demanda; investidores voltam a buscar oportunidades no mercado hoteleiro nacional


Mesmo ainda sofrendo os impactos negativos do cenário econômico adverso e do panorama de incertezas políticas, os hotéis urbanos brasileiros (hotéis e flats) começam a mostrar sinais de uma lenta recuperação.

A pesquisa Hotelaria em Números – Brasil 2017, realizada pela JLL Hotels & Hospitality, mostra que a receita média por apartamento disponível (RevPAR), principal índice de rentabilidade dos hotéis, apresentou uma queda menor em 2016, de 9%, em relação aos 15% de declínio em 2015. "É um indicativo de que a trajetória de queda do índice, observada desde 2014, pode ser interrompida já em 2017", explica Ricardo Mader, diretor da JLL Hotels & Hospitality para a América do Sul.

Para Mader, a recuperação, apesar de lenta, tem se consolidado este ano e vem renovando o ânimo dos principais players do setor hoteleiro.

A pesquisa mostra a retomada das atividades em alguns segmentos de demanda, principalmente os ligados a eventos e convenções corporativas, já que as empresas estão se preparando para a retomada da atividade econômica, e têm implementado novas estratégias e programas de desenvolvimento.

O clima de incertezas econômicas e políticas também influenciou negativamente a tomada de decisão por parte de investidores em 2016 e, consequentemente, não houve transações hoteleiras relevantes. Mas os negócios tiveram uma retomada já no primeiro semestre de 2017 e "os investidores voltaram a buscar oportunidades no Brasil, notadamente as redes hoteleiras e os fundos de private equity. Nossa expectativa é de que mais transações importantes continuem acontecendo este ano. Também são esperadas fusões de grandes grupos hoteleiros locais", diz Mader. A principal transação registrada até agora em 2017 foi a compra do Hotel Windsor Atlantica, no Rio de Janeiro, pelo Fundo Blackstone.

Como já era esperado, a pesquisa registrou queda na taxa de ocupação dos hotéis urbanos em 2016, e o ano fechou com média de 55%, uma queda de 7,5% em relação a 2015. Por outro lado, o impacto das altas diárias nos hotéis do Rio de Janeiro, antes e durante as Olimpíadas, somado à desvalorização do real conseguiram conter as diárias médias, que caíram apenas 1,6% em relação ao ano anterior. Também em 2016, a margem de lucro dos hotéis sofreu o impacto negativo da queda do RevPAR e do aumento da inflação.

Já o desempenho dos resorts continuou melhorando em 2016. Apesar de uma ligeira queda na taxa de ocupação, que chegou a 56% em 2016, o faturamento médio cresceu 17,5% em relação a 2015. "Hospedar-se em um resort se tornou objeto de desejo para os viajantes, especialmente os brasileiros, que assimilaram o conceito de experiência em um resort em suas diferentes formas, por isso, os resorts tiveram um desempenho médio de ocupação muito satisfatório em 2016 e o índice deve se consolidar neste ano. O desafio para os resorts será controlar seus custos, ou seja, manter o alto nível de qualidade nos serviços prestados sem repassar o valor em forma de aumento tarifário, pois o viajante dificilmente aceitará essa mudança", avalia Luigi Rotunno, presidente da Associação Brasileira de resorts (ABR).

Para Mader, 2017 deve marcar o início de um ciclo de baixo crescimento da oferta hoteleira nacional. A JLL estima que 70% dos hotéis desenvolvidos no Brasil nos últimos 20 anos foram financiados por pequenos investidores, por meio da incorporação de condo hotéis. A nova regulamentação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a modalidade de condo hotéis deverá frear o desenvolvimento desse modelo de negócios. "Se a estabilização macroeconômica no país se consolidar, com queda das taxas de juros e da inflação, acreditamos que o modelo de condo hotel deverá ser substituído por fundos imobiliários. Num primeiro momento, os fundos serão estruturados com portfólio de hotéis e condo hotéis existentes e, futuramente, poderão ser criados fundos para desenvolvimento de novos hotéis", diz Mader.

A pesquisa Hotelaria em Números, realizada pela JLL Hotels & Hospitality, apresenta um panorama da performance de hotéis, resorts e flats do país. A amostra pesquisada para esta edição totaliza 500 empreendimentos e traz informações e dados sobre seu desempenho operacional em 2016. Há sete anos, a JLL conta com a parceria do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), e este ano também com a Associação Brasileira de Resorts (ABR), que incentivam a participação de seus associados, garantindo, assim, a abrangência e confiabilidade da amostragem.

"Desde sua fundação, há 15 anos, o FOHB acredita no valor de dados confiáveis para a tomada de decisões e, por este motivo, apoia a pesquisa da JLL Hotels & Hospitality Group há sete anos", afirma Manuel Gama, Presidente do FOHB e da rede Travel Inn. "Diante do cenário de desafios que o segmento hoteleiro está atravessando, o levantamento reforça sua importância ao sinalizar caminhos e oportunidades".

 

Nota: *RevPAR (abreviatura de revenue per available room) é um índice de rentabilidade que combina a taxa de ocupação e a diária média, representando a receita por apartamento disponível. O RevPAR é obtido dividindo-se a receita de apartamentos pelo total de apartamentos disponíveis no ano ou multiplicando-se diretamente a taxa de ocupação anual pela diária média.

 

Sobre a JLL Hotels & Hospitality Group

A JLL's Hotels & Hospitality Group concluiu ao longo dos últimos cinco anos mais transações do que qualquer outra consultoria imobiliária do mundo na área de hotéis e hospitalidade, totalizando quase US$ 75 bilhões. Além de negociar grandes transações, sua equipe de mais de 350 especialistas em 20 países também realizou mais de 3.500 trabalhos de consultoria, avaliação e gestão de ativos. Os investidores em todo o mundo procuram a JLL para moldar suas estratégias e maximizar o valor dos seus ativos. Somos reconhecidos como líderes mundiais em serviços imobiliários em todo o ciclo de vida de propriedades imobiliárias e de hospitalidade, de todos os formatos e tamanhos. Nossa equipe tem o suporte de um departamento de pesquisas líder na indústria hoteleira. Para saber mais: www.jll.com/hospitality

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Sobre a JLL

 

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços, especializada em imóveis e gestão de investimentos. Empresa Fortune 500, a JLL auxilia proprietários, ocupantes e investidores imobiliários a atingir suas ambições de negócios. Em 2016, a JLL registrou receita total de US$ 6,8 bilhões, gerenciou 409 milhões de metros quadrados e completou vendas, aquisições e transações financeiras que totalizaram aproximadamente US$ 136 bilhões. No final de 2016, a JLL tinha 300 escritórios corporativos, operações em mais de 80 países mais de 80 mil funcionários. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite: www.jll.com.br.

 

Sobre o FOHB

 

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne as mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, atualmente, representa 27 principais redes hoteleiras nacionais e internacionais que atuam no Brasil, totalizando 643 hotéis e 116 mil UHs (unidades habitacionais), presentes em 152 cidades, em 25 estados, e no Distrito Federal, gerando atualmente R$ 2,6 bilhões de impostos por ano e cerca de 188 mil empregos diretos e indiretos.

As três áreas de forte atuação da entidade são: Representação, atuando como porta-voz dos associados frente ao setor público; Desenvolvimento, contribuindo para a modernização dos processos do setor e promovendo a atividade no mercado; e Informação, reunindo dados relevantes por meio de pesquisas e estudos diversos. http://www.fohb.com.br

 

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Sobre a ABR

Com o objetivo de fortalecer o segmento de resorts no País, a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada há 15 anos e, hoje, conta com 49 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort, presentes em 13 Estados brasileiros. A entidade atua no desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade turístico, a fim de identificar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento.

Site: www.resortsbrasil.com.br

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Contatos para a imprensa - JLL:

 

Luciana Mello • Reverbere Comunicação

Jornalista Responsável: Luciana Mello • MTb: 26.800/ SP

11 2615-5587

luciana.mello@reverbere.com.br