Visto Gold: 
entenda sobre o facilitador para investir em Portugal

O programa, também conhecido como ARI, auxilia pessoas de diversos países, entre eles o Brasil, que desejam fixar moradia ou investir no mercado residencial português.

Setembro 16, 2020

Conhecida por ser a principal comunidade exterior residente em Portugal, representando 25,6% do total de estrangeiros residentes no país em 2019, de acordo com Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), os brasileiros possuem comodidades para investir ou até mesmo fixar moradia em solo português. Uma delas é o Visto Gold, emitido a partir do programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI).

Em maio de 2019, os investimentos resultantes das emissões do Visto Gold chegaram a 50 milhões de euros e as emissões dessa autorização quase triplicaram, segundo a publicação portuguesa Martinezchevarria.

Dentre os mais de 500 "vistos dourados" emitidos entre janeiro e maio de 2020, aproximadamente 50% ocorreram durante o mês de maio (270) e, desse número, 95% das atribuições de ARI foram decorrentes da aquisição de imóveis. Quanto às nacionalidades que mais tiveram participação nessas emissões, estão chineses, brasileiros, norte-americanos, indianos e turcos.

A JLL possui as ferramentas para ajudar a concretizar os planos não apenas de ida à Portugal, mas também de investimento. Com um portfólio que compreende grande parte do território português, a parceria entre a JLL Brasil e a JLL Portugal proporciona a chance de encontrar o imóvel ideal nas diversas regiões do mercado residencial. 

O que é o Visto Gold?

Trata-se de um programa, também conhecido como Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), com validade de 5 anos. Com ele, é possível conseguir uma autorização de residência válida em Portugal, além do acesso livre a 27 países do Espaço Schengen (acordo firmado entre a maior parte dos países europeus).

O acordo, em vias gerais, beneficia quem tem o visto, permitindo o livre acesso sem a necessidade de passaporte, apenas com o documento de identificação. Assim, durante o período válido do visto, brasileiros têm a vantagem de explorar diferentes países europeus, além de Portugal.

Inicialmente, o Visto Gold é válido por um ano, seguido por dois períodos subsequentes de 2 anos. É obrigatório que o investimento seja mantido durante o período, com ao menos uma visita de sete dias, seguidos ou não, no primeiro ano e 14 dias, seguidos ou não, nos períodos seguintes. Os investimentos podem ser feitos de diversas formas, com o valor igual ou superior a 500 mil euros, ou até mesmo 350 mil euros, caso seja necessária uma revitalização do imóvel (retrofit).

Em 2020, algumas alterações no regime estavam previstas, mas acabaram sendo suspensas devido à pandemia de COVID-19. Dessa forma, segue valendo oportunidade para quem quiser emitir o visto e investir no país com mais facilidade.

Para entender melhor sobre o Visto Gold, suas funcionalidades e processos de requisição preencha o formulário e acesse o conteúdo completo. 

Preencha este formulário para fazer o download do Guia

There was an error submitting the form. Please try again.

PRIVACY NOTICE

Jones Lang LaSalle (JLL), together with its subsidiaries and affiliates, is a leading global provider of real estate and investment management services. We take our responsibility to protect the personal information provided to us seriously.

Generally the personal information we collect from you are for the purposes of dealing with your enquiry.

We endeavor to keep your personal information secure with appropriate level of security and keep for as long as we need it for legitimate business or legal reasons. We will then delete it safely and securely. For more information about how JLL processes your personal data, please view our privacy statement.

Conheça o Guia do Comprador

O nosso material foi produzido para ajudar investidores e famílias que procuram uma nova casa em Portugal