Conheça o Porto:
uma grande cidade conhecida pela rica cultura

Destino muito procurado pelos europeus e brasileiros, o Porto reúne todas as qualidades de uma grande cidade, com um custo mais baixo em relação à capital Lisboa.

30 de Setembro de 2020

Populoso, com uma vida cultural agitada e uma forte presença de turistas de todo o mundo. Assim é caracterizado o Porto, uma região localizada no norte de Portugal e um destino ideal para quem busca todas as qualidades que uma grande cidade pode oferecer, com um custo mais baixo se comparado com a capital do país, Lisboa, seja para passar férias ou para investir no mercado residencial local.

O Porto é conhecido por ter um sistema de saúde exemplar, com hospitais públicos de excelente infraestrutura, com profissionais de alto nível e equipamentos de última geração. A segurança é outra característica da região, sendo considerada uma das cidades mais seguras da Europa. Além disso, a qualidade de vida é garantida com diversas atividades de lazer e um transporte público eficiente, incluindo o aeroporto internacional junto às linhas de ônibus, metrô e trem, que facilitam a mobilidade urbana.

Culturalmente, o Porto é uma cidade rica em história, com cada parte representando uma fase importante de Portugal. Um exemplo é a Ponte Luís I, que passa pelo rio Douro e liga o Porto com a Vila Nova de Gaia. Outro ponto turístico com essa característica é a belíssima Livraria Lello, um marco neogótico portuense, que vale a visita.

É impossível falar da região sem citar o mundialmente conhecido vinho do Porto. Armazenado nas melhores caves de Portugal, é possível experimentar a bebida em vinícolas espalhadas por toda a cidade. Produzido com uvas do Douro, não tem experiência melhor do que saborear um dos melhores vinhos do mundo em seu lar, acompanhado de uma boa comida típica portuguesa, como a francesinha ou o pastel de nata.

Com dias longos e temperaturas que atingem 35ºC, o verão na cidade do Porto pode ser familiar e positivo para imigrantes brasileiros. No entanto, o inverno costuma ser bastante rigoroso, com temperaturas que variam entre 5ºC e 14ºC. Na maior parte do ano o clima é ameno, principalmente em comparação com outras cidades da Europa.  

Porto: região por região

A cidade do Porto é dividida em Zona Histórica, Boavista, Foz do Douro, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Localizados dentro do perímetro da cidade ou adjacente, os locais oferecem aspectos culturais que são procurados por quem visita ou já reside na região. 

A Zona Histórica é uma área impactada pela revitalização urbana e atualmente mescla história, sem deixar de ser um local moderno, onde se encontram diversos monumentos e atrações, como a Estação de São Bento, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, entre outros.

Boavista é atravessada pela imponente avenida que leva seu nome e possui aproximadamente seis quilômetros de extensão, com uma forte presença de edifícios corporativos, hotéis e é conhecida por ser um polo de comércio de luxo. Além disso, é considerado um destino residencial nobre, recebendo muitos investimentos, especialmente com condomínios.

Foz do Douro é outra região nobre, que conta com a presença de escolas internacionais e universidades, o que a torna muito atraente para famílias e estudantes. Por estar localizada no litoral, é famosa por suas belas praias e seu ambiente tranquilo, cercado por comércios emergentes e lazer. A Praia dos Ingleses, do Molhe e a do Castelo do Queijo são os principais destaques.

Também caracterizada por belas praias, o município de Matosinhos fica nos arredores do Porto e garante aos moradores um espaço harmonioso de cidade badalada com refúgios mais tranquilos. O meio termo perfeito para jovens, adultos e idosos garante vantagens para todos, principalmente pela infraestrutura portuárias do país, o Porto de Leixões. Com um desenvolvimento econômico eminente, a região está preparada para receber empresas.

Centro da indústria do vinho do porto, a Vila Nova de Gaia abriga muitas adegas e diversos passeios para degustação do vinho. Atravessando a Ponte Luís I, possui uma das mais belas vistas de Portugal, diretamente para o rio Douro. É uma região que tem chamado muita atenção pela qualidade de vida e proximidade com grandes cidades. 

Conheça o Guia do Comprador

O nosso material foi produzido para ajudar investidores e famílias que procuram uma nova casa em Portugal