Visto Gold: 
entenda sobre o facilitador para investir em Portugal

O programa, também conhecido como ARI, auxilia pessoas de diversos países, entre eles o Brasil, que desejam fixar moradia ou investir no mercado residencial português.

16 de Setembro de 2020

Conhecida por ser a principal comunidade exterior residente em Portugal, representando 25,6% do total de estrangeiros residentes no país em 2019, de acordo com Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), os brasileiros possuem comodidades para investir ou até mesmo fixar moradia em solo português. Uma delas é o Visto Gold, emitido a partir do programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI).

Em maio de 2019, os investimentos resultantes das emissões do Visto Gold chegaram a 50 milhões de euros e as emissões dessa autorização quase triplicaram, segundo a publicação portuguesa Martinezchevarria.

Dentre os mais de 500 "vistos dourados" emitidos entre janeiro e maio de 2020, aproximadamente 50% ocorreram durante o mês de maio (270) e, desse número, 95% das atribuições de ARI foram decorrentes da aquisição de imóveis. Quanto às nacionalidades que mais tiveram participação nessas emissões, estão chineses, brasileiros, norte-americanos, indianos e turcos.

A JLL possui as ferramentas para ajudar a concretizar os planos não apenas de ida à Portugal, mas também de investimento. Com um portfólio que compreende grande parte do território português, a parceria entre a JLL Brasil e a JLL Portugal proporciona a chance de encontrar o imóvel ideal nas diversas regiões do mercado residencial. 

O que é o Visto Gold?

Trata-se de um programa, também conhecido como Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), com validade de 5 anos. Com ele, é possível conseguir uma autorização de residência válida em Portugal, além do acesso livre a 27 países do Espaço Schengen (acordo firmado entre a maior parte dos países europeus).

O acordo, em vias gerais, beneficia quem tem o visto, permitindo o livre acesso sem a necessidade de passaporte, apenas com o documento de identificação. Assim, durante o período válido do visto, brasileiros têm a vantagem de explorar diferentes países europeus, além de Portugal.

Inicialmente, o Visto Gold é válido por um ano, seguido por dois períodos subsequentes de 2 anos. É obrigatório que o investimento seja mantido durante o período, com ao menos uma visita de sete dias, seguidos ou não, no primeiro ano e 14 dias, seguidos ou não, nos períodos seguintes. Os investimentos podem ser feitos de diversas formas, com o valor igual ou superior a 500 mil euros, ou até mesmo 350 mil euros, caso seja necessária uma revitalização do imóvel (retrofit).

Em 2020, algumas alterações no regime estavam previstas, mas acabaram sendo suspensas devido à pandemia de COVID-19. Dessa forma, segue valendo oportunidade para quem quiser emitir o visto e investir no país com mais facilidade.

Para entender melhor sobre o Visto Gold, suas funcionalidades e processos de requisição preencha o formulário e acesse o conteúdo completo. 

Preencha este formulário para fazer o download do Guia

There was an error submitting the form. Please try again.

NOTA DE PRIVACIDADE

Jones Lang LaSalle (JLL), junto com suas subsidiárias e afiliadas, é uma provedora de serviços imobiliários e de gestão de investimentos com liderança global. Nós assumimos a responsabilidade de proteger toda informação pessoal fornecida, com seriedade. 

Geralmente, as informações pessoais que coletamos de você têm o intuito de ajudar a lidar com a sua consulta.

Nós nos esforçamos para manter as suas informações pessoais com o devido grau de segurança, pelo tempo necessário, por motivos comerciais ou legais. Depois, deletaremos tudo de forma também segura. Para mais informações sobre como a JLL processa seus dados pessoais, por favor, consulte nossa Declaração de Privacidade.

Conheça o Guia do Comprador

O nosso material foi produzido para ajudar investidores e famílias que procuram uma nova casa em Portugal