Reportagem

Estratégia imobiliária ajuda indústria automotiva a vencer desafios em um momento de intensas transformações

Soluções como otimização de portfólio, inteligência de localização, simplificação da cadeia de fornecedores, tecnologia e sustentabilidade colaboram para a eficiência das operações.

04 de Novembro de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

A indústria automotiva no Brasil vive um bom momento, com alta na produção e nos investimentos. O terceiro trimestre de 2024 foi o melhor desde 2019, com a fabricação de 715 mil veículos, 19% a mais do que o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento da produção é de 7% sobre os primeiros nove meses de 2023. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e refletem o aquecimento do mercado interno. Para acompanhar a alta da demanda, a indústria automotiva anunciou investimentos da ordem de R$ 130 bilhões no país, impulsionados por programas governamentais como o Nova Indústria Brasil e o Mover (Mobilidade Verde e Inovação). 

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Nossas soluções reduzem custos e aumentam a eficiência operacional.

Mais do que um período de crescimento, este é um momento de transformação da indústria, começando pelos produtos, com a chegada dos veículos híbridos e elétricos e a crescente pressão por sustentabilidade, passando pelo aumento da concorrência chinesa e pela necessidade de maior eficiência no processo de fornecimento, após o desabastecimento de componentes enfrentado durante a pandemia. Isso exige que as empresas olhem para suas operações de maneira atenta, identificando oportunidades de melhoria em toda a cadeia – fábricas, centros de distribuição, escritórios e pontos de venda, como concessionárias e lojas de autopeças – para tornar o ambiente mais acolhedor, valorizando o bem-estar e a produtividade.

“A busca por eficiência deve começar já no portfólio imobiliário, uma vez que as montadoras operam com 45% de ociosidade atualmente, segundo a Anfavea. É importante otimizar o uso do espaço físico, que representa um custo alto para as empresas. Mais do que isso, é o local onde está a força de trabalho, então, é necessária uma abordagem estratégica para ampliar a produtividade e alcançar outros ganhos, como a retenção de talentos”, diz Fatima Bottameli, diretora de Novos Negócios da JLL Work Dynamics.

O fato é que as empresas estão cada vez mais abertas a encontrar parceiros estratégicos que agreguem valor e desenvolvam uma rede colaborativa para ajudá-los a navegar neste cenário em que precisam encontrar alternativas para serem mais competitivos.

“As empresas buscam fornecedores que vão além da mão de obra e que sejam verdadeiros parceiros estratégicos, procurando entender o que a empresa precisa, com visão de crescimento compartilhada e planejamento conjunto. E essa é a forma de atuação da JLL, voltada a resolver os desafios do cliente”, diz Roberto Patiño, diretor de Integrated Portfolio Services da JLL. 

 

Desafios e oportunidades na indústria automotiva

Muitos desafios da indústria automotiva podem ser resolvidos com a estratégia imobiliária correta. A JLL é um exemplo de consultoria com experiência no setor automotivo, atendendo cerca de metade das grandes montadoras globalmente.

“Aliamos essa expertise global ao conhecimento do mercado local para suportar as empresas em suas estratégias imobiliárias, buscando otimização do portfólio, inteligência de localização, redução do número de fornecedores, melhoria da qualidade dos serviços, tecnologia para melhores controles, governança em processos, enfim, o que for necessário para tornar o ambiente mais eficiente e produtivo nas fábricas, centros de distribuição e escritórios”, explica Bottameli.

A seguir, conheça algumas soluções imobiliárias e como ajudam a superar os principais desafios da indústria automotiva atualmente:

Localização de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda

Para evitar a alta tributação de importação, as montadoras estão apostando na produção local. Encontrar a melhor localização para fábricas, centros de distribuição e pontos de venda envolve a análise de vários aspectos, como incentivos fiscais, proximidade com fornecedores e mercados consumidores, oferta de mão de obra, segurança, entre outros. A consultoria de Location Intelligence aplica inteligência a dados específicos para encontrar a melhor localização para cada negócio.

Equipes especializadas, com conhecimento de mercado e atualizadas com as tendências do setor podem ajudar a atingir os resultados mais rápido. “As concessionárias, por exemplo, não são apenas um ponto de venda, mas um local que oferece manutenção, test drive, eventos. Nas grandes cidades, onde a disponibilidade de espaços é menor e os preços são mais altos, elas tendem a ser menores e mais especializadas. No interior, por outro lado, elas são maiores e exercem uma influência regional”, afirma Patiño. 

Negociações e transações

A consultoria imobiliária também auxilia nas negociações de imóveis, assessorando e orientando sobre compra, venda, locação e projetos Built to Suit, de acordo com a necessidade do cliente. Transparência e estratégias personalizadas para atingir seus objetivos de negócios.

Projetos e obras

Projeto e gestão de obras desde o design, a construção e a ocupação. Encontre o layout ideal para operações eficientes e produtivas nas suas instalações. Governança que assegura o cumprimento de todos os processos da companhia, reduzindo riscos técnicos e reputacionais.

Gestão integrada de facilities

Serviços de engenharia e manutenção predial, soft services que garantem a funcionalidade e o conforto dos espaços corporativos, otimização da cadeia de fornecedores com a identificação de oportunidades de economia e melhoria da qualidade para um gerenciamento mais eficaz e para promover a melhor experiência no local de trabalho. Descubra como a Gestão Integrada de Facilities reduz custos, traz mais visibilidade sobre o portfólio e aumenta a eficiência.

Tecnologia imobiliária

Ferramentas tecnológicas que aprimoram a gestão imobiliária: dados de ocupação e uso dos espaços de trabalho, dados de consumo de recursos como energia e água, automatização para aumento de eficiência, indicadores de qualidade, plataforma que centraliza a gestão dos dados e aumenta a visibilidade das operações, aplicativos que personalizam a experiência dos colaboradores no espaço de trabalho. Tudo à disposição em tempo real para embasar as decisões.

São soluções como:

- CMMS (Computerized Maintenance Management System): produz dashboards e relatórios de fácil entendimento com insights sobre os requisitos que a operação deve avaliar e cumprir, trazendo total visibilidade do que acontece, inclusive informações sobre serviços terceirizados, controle de custos, de contratos, de estoque, gastos esporádicos, entre outros indicadores.

- IWMS (Integrated Workplace Management System): tipo de solução composta por módulos, é recomendada para grandes clientes que querem uma visão mais holística e controle total do ciclo de vida do seu portfólio, como IBM Tririga e IBM Maximo, Nuvolo e Archibus. Saiba mais aqui.

- BI (Business Intelligence): Solução responsável centralizar os dados e transformá-los em métricas que auxiliam na precisão das tomadas de decisão para as lideranças.

Serviços de sustentabilidade

Não é só no produto que as montadoras estão sendo pressionadas a se tornarem mais sustentáveis, mas também em suas operações. Para isso, uma consultoria imobiliária pode oferecer suporte especializado no diagnóstico, no planejamento e na execução de metas de sustentabilidade corporativa. Clique aqui para saber como a sustentabilidade está se tornando um critério para a realização de novos negócios. 

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