Location intelligence: dados e análises avançadas ajudam na escolha do endereço das empresas
Inteligência aplicada aos dados é o diferencial para a tomada de decisões estratégicas no mercado imobiliário.
- Agência Tecere
A escolha da localização de uma empresa – seja um escritório, um ponto de varejo, uma fábrica ou um galpão logístico – leva em conta diversos aspectos, como imagem corporativa, deslocamento dos funcionários, proximidade com clientes e concorrentes, segurança, entre outros. A importância de cada um desses componentes pode variar de acordo com os objetivos do negócio. Por isso, não existe uma fórmula pronta ou um algoritmo capaz de indicar o melhor endereço. É necessária uma combinação de dados variados e análises avançadas para se chegar a essa resposta, um conceito conhecido como Location Intelligence (ou Inteligência de Localização).
“Embora a Inteligência Artificial possa analisar grandes quantidades de dados geográficos, demográficos e econômicos, a complexidade envolvida na escolha de um local de negócios exige mais do que cálculos automatizados. Na JLL, trabalhamos com Inteligência de Dados, muito mais ampla, que inclui Location Intelligence e vai além da simples análise de números. Envolve a integração de dados geográficos, demográficos e econômicos com informações contextuais, sociais e econômicas, resultando em uma visão mais holística, que leva em conta as necessidades das pessoas que fazem parte das organizações”, diz Rafael Calvo, diretor de Locação na Divisão de Escritórios da JLL.
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Inteligência de dados: o real valor da tecnologia
Em tempos em que atrair os colaboradores de volta ao trabalho presencial é um dos maiores desafios das empresas, considerar essas necessidades se torna muito relevante. Assim, entre os muitos dados considerados na escolha da localização, alguns dos principais são a distância da residência dos funcionários, seu tempo de deslocamento e meios de transporte. Outros pontos importantes são a oferta de serviços no entorno, como restaurantes e academias, e a segurança.
“Gastar muito com alimentação ou transporte e medo da violência podem ser empecilhos para o retorno dos funcionários”, destaca o diretor da JLL.
O mapeamento se estende à localização dos clientes, fornecedores e concorrentes. Com isso, as empresas podem decidir se preferem estar próximas para se beneficiar de parte do tráfego ou longe, onde há menos competição. Também permite identificar áreas onde o mercado já está saturado e detecta regiões carentes de certos serviços ou produtos.
Informações financeiras, como custos de ocupação do local pretendido e dos concorrentes, também são levantados, assim como eventuais benefícios, a exemplo de incentivos fiscais, e potenciais riscos, como indisponibilidade de energia e desastres ambientais.
“A JLL possui ferramentas específicas para o trabalho de Location Intelligence, além de acesso a bancos de dados e a informações em primeira mão devido à sua ampla presença e relacionamento com proprietários e investidores. Além disso, é a interpretação de profissionais experientes que extrai o maior valor dos dados. Com base em nossa expertise, sabemos o que vai funcionar ou não para determinado cliente, balizamos a inteligência de dados com o componente humano das decisões”, explica o especialista.
Com esses insights, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas sobre onde se estabelecer, beneficiando-se do suporte analítico oferecido pela tecnologia, mas contando com a inteligência humana dos especialistas que ajustam essas informações à realidade prática para alcançar o melhor resultado com a transação.
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