Quarenta anos de hotelaria no Brasil por um pioneiro do setor
Ricardo Mader, diretor da JLL, completa quatro décadas de carreira com uma trajetória que acompanha o desenvolvimento da indústria hoteleira no país.
- Agência Tecere
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Ricardo Mader, head de Consultoria e Avaliação da JLL, celebra 40 anos de carreira com uma trajetória que acompanha o desenvolvimento da indústria hoteleira no Brasil. Sua consultoria especializada em hotéis abriu mercados e desenvolveu projetos importantes, que transformaram o setor nas últimas quatro décadas. Mais do que isso, ele foi mentor de inúmeros profissionais e virou referência quando o assunto é hotelaria na América Latina, sendo requisitado para entrevistas e congressos sobre o tema. Também foi pioneiro em desenvolver estudos sobre a área, com a pesquisa Hotelaria em Números, publicada há 35 anos.
“Ao longo desses 40 anos, pude testemunhar e contribuir para o crescimento da hotelaria no Brasil. Toda a minha carreira foi construída no ramo. Quando comecei, não existiam cursos na área nem profissionais especializados no Brasil. Eu era estagiário em uma empresa de auditoria e fui enviado aos Estados Unidos para aprender tudo sobre o funcionamento de um hotel: a operação, a administração, a contabilidade. Voltei ao Brasil e, com a economia pequena, o setor era minúsculo”, diz Mader, resgatando a história.
Foi nos anos 1990, a partir do Plano Real e do controle da inflação, que o Brasil começou a desenvolver a sua hotelaria. Com o crescimento da economia, chegaram os players internacionais e a profissionalização do setor.
“A profissionalização veio não só para os trabalhadores, mas também para o dono do hotel. Até então, a hotelaria era uma paixão. Os proprietários, geralmente, eram donos de outros negócios e escolhiam investir em hotéis porque gostavam ou porque alguém da família iria administrar. O predomínio era de empresas familiares. Isso mudou com a sofisticação do mercado de capitais. Hoje, temos fundos de pensão, fundos imobiliários, fundos de private equity e fundos soberanos nessa estrutura de investimento”, analisa o executivo da JLL.
Mesmo com a experiência prática, Mader continuou estudando ao longo do tempo. Fez cursos na Universidade de Cornell, a Meca da gestão hoteleira, e estudou administração pública na Fundação Getúlio Vargas, que complementava com matérias na área de Administração de Empresas. Além da empresa de auditoria, quando jovem, trabalhou na Prefeitura de São Paulo, no Gabinete do Prefeito, que coordenava projetos especiais, inclusive na área do turismo.
Com essa ampla bagagem, ele faz as análises que norteiam toda a cadeia hoteleira, desde o proprietário, o investidor e o financiador até o administrador e o operacional.
“O mundo das viagens mudou radicalmente, tanto em número de viajantes quanto em necessidades. Antes, o hotel era escolhido por preço e por classificação em número de estrelas. Hoje, há muitos tipos de hotéis, para diferentes perfis e com variados níveis de qualidade. São diversas marcas hoteleiras, e a própria marca já indica o serviço que oferece”, afirma.
Entre outras mudanças significativas, ele cita a composição do faturamento de um hotel. Durante muito tempo, a lucratividade esteve na hospedagem em si e a área de alimentos e bebidas (A&B) era vista como um mal necessário, para oferecer conveniência ao hóspede, uma vez que tem a margem menor. “A hospedagem representava de 75% a 90% da receita total do hotel. Atualmente, existem hotéis com restaurantes e bares badalados em que a receita é dividida 50% entre hospedagem e A&B”, exemplifica.
Mader e JLL: legado e futuro
Mader ingressou na JLL em 2008, quando a empresa fundada por ele foi adquirida. Assim, ele somou suas experiências internacionais e conhecimento sobre o mercado local à expertise global da JLL, em uma parceria que potencializa ambos e, principalmente, contribui ainda mais para a evolução da hotelaria nacional. Questionado sobre o que espera para o futuro da hotelaria no Brasil, ele é otimista.
“Acredito que a economia brasileira vai crescer e, com ela, o turismo e a hotelaria. Os hotéis no Brasil ainda dependem do turismo de negócios, isso está relacionado ao poder de consumo do brasileiro médio. Nos últimos anos, vimos uma descentralização no setor, até então muito concentrado no Sudeste. O Nordeste cresceu, com a chegada de indústrias, e o Centro-Oeste por causa do agronegócio. A privatização da infraestrutura turística, de aeroportos e estradas, certamente vai contribuir para o crescimento do turismo. Temos muito potencial a ser desenvolvido”, avalia o diretor da JLL.
Sobre o legado que vê nestes 40 anos de carreira, Mader cita:
- Credibilidade: o trabalho de consultoria é baseado em confiança. Não é uma commodity e depende de conhecimento, experiência e credibilidade. Em 40 anos, Mader atendeu os maiores players nacionais e internacionais de toda a cadeia do negócio hoteleiro.
- Pessoas: trabalhar com pessoas sempre motivou o executivo. Além de um atendimento de excelência aos clientes, ele é mentor de quem trabalha em sua equipe, desenvolvendo vocações e orientando em decisões profissionais e de vida.
- Abertura de mercados: uma das missões de Mader na JLL foi desenvolver o mercado na América Latina. E ele fez isso com destreza em países como Colômbia, Peru, Chile e Argentina, onde montou equipes que têm presença forte até hoje.
- Reconhecimento: essa trajetória de sucesso é reconhecida nacional e internacionalmente, tanto que Mader é frequentemente procurado por jornalistas e convidado para palestrar em eventos sobre hotelaria brasileira e latino-americana.
Mas, olhando para o futuro, o que Ricardo Mader aponta como caminhos para a hotelaria? “Assim como em outras indústrias, a tecnologia está transformando a hotelaria e esse é um caminho sem volta. Essa transformação começou com a chegada das OTAs (Online Travel Agencies), que impactaram o modelo de distribuição, e chegou à operação, com automatizações, redução do número de funcionários e oferta de novas experiências para os hóspedes, que também buscam mais tecnologia que facilite suas vidas”, conclui.
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