Reportagem

Experiência e credibilidade fazem a diferença na avaliação imobiliária

Além da análise das características do imóvel, estudo inclui um levantamento de toda a documentação, como matrícula, IPTU e zoneamento.

17 de Outubro de 2018

Determinar o valor correto de um imóvel é muito importante para qualquer transação de negócios. Por isso, contar com experiência e credibilidade no momento de realizar a avaliação imobiliária dos seus ativos pode fazer toda a diferença.

Para estabelecer o valor de um imóvel ou terreno da maneira correta, vários aspectos devem ser analisados. A avaliação imobiliária da JLL segue rigorosamente:

  • As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • As recomendações contidas no Red Book, do The Royal Institution of Chartered Surveyors – RICS, que
    está em pleno cumprimento com os Padrões Internacionais de Avaliação (IVS);
  • As Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS).

“É observada uma série de itens do imóvel e o seu entorno, alertando para pontos positivos e negativos que possam influenciar no seu valor no futuro”, diz Magno Stipkovic, gerente de avaliações imobiliárias da JLL.

Além das características do imóvel, a avaliação imobiliária inclui um levantamento de toda a documentação, como matrícula, IPTU e zoneamento. Possíveis contaminações no terreno, existência de área de preservação ambiental e até futuras obras viárias que possam vir a exigir desapropriações também são consideradas. A avaliação compreende ainda uma pesquisa e análise de mercado para o correto posicionamento do imóvel, em relação ao mercado de inserção.

Stipkovic explica que existem metodologias diferentes para cada tipo de imóvel. “A avaliação pode durar de três dias a um mês, dependendo do imóvel e da dificuldade da análise a ser realizada”, declara.

"São observados uma série de itens do imóvel e o seu entorno, alertando para pontos positivos e negativos que possam influenciar no valor futuro."

Magno Stipkovic, Gerente de Avaliações Imobiliárias, JLL

Equipe especializada garante avaliação imobiliária correta

A equipe de avaliação imobiliária da JLL é composta por sete profissionais, entre engenheiros, arquitetos e administradores. Segundo Stipkovic, que lidera esse time e tem 23 anos de experiência no ramo, essa multidisciplinaridade é fundamental, visto que o trabalho de avaliação imobiliária não é uma ciência exata.

“Apesar de haver metodologia, são muitas variáveis que dão margem para mudanças no valor do imóvel avaliado. Por isso, a experiência dos profissionais envolvidos conta muito”, destaca.

Stipkovic faz questão de acompanhar cada projeto e diz que a equipe enxuta da JLL garante um trabalho alinhado e confiável do início ao fim.

Quando a avaliação imobiliária é necessária

Muitas situações podem levar à necessidade de uma avaliação imobiliária. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Negociação de compra e venda;
  • Análise de viabilidade para fundos de investimento;
  • Verificação do valor de mercado do portfólio imobiliário;
  • Oferta do imóvel ou terreno como garantia para empréstimo bancário;
  • Estudo de viabilidade para o desenvolvimento de projetos comerciais, industriais ou residenciais.

Em qualquer um dos casos, contar com credibilidade e experiência traz resultados confiáveis e evita prejuízos para todos os envolvidos.