Reportagem

Quatro motivos para a sua empresa estar em um edifício monousuário

Imóveis ocupados por uma única empresa podem trazer vantagens competitivas ao negócio.

11 de Junho de 2019

Mais do que somente uma definição imobiliária, o tipo de edifício que uma empresa vai ocupar é uma decisão estratégica, pois impacta a rotina e o engajamento dos colaboradores e representa muito da identidade e da cultura organizacional, transmitindo uma imagem ao mercado. Se antes as opções das empresas eram restritas a prédios multi ou monousuários, hoje o leque cresceu com o surgimento de coworkings e de edifícios de uso misto. Para fazer a melhor escolha, o ideal é ponderar adequadamente as prioridades do seu negócio.

Além de ter acesso a um amplo portfólio de imóveis, uma consultoria imobiliária possui conhecimento para dar suporte às empresas na hora de decidir sobre seu espaço, considerando também o tipo de ocupação. Cada modelo tem suas vantagens, e é fundamental avaliar o perfil e as necessidades do negócio antes de tomar uma decisão, conforme indica Júlia Polli, da área de Transações da JLL. 

“Alguns segmentos, como educacional, de saúde e publicidade, tendem a preferir esse tipo de imóvel, pois, geralmente, possuem uma necessidade maior de concentração de funcionários e de posicionamento de marca. Porém, edifícios monousuários atendem a qualquer segmento, já que podem ser adequados para atender a necessidades de toda empresa cujo momento seja propício para centralizar operações e fortalecer imagem corporativa.”

Júlia Polli, analista de Transações, JLL

Um dos modelos mais tradicionais, os edifícios monousuários continuam em alta no mercado, mesmo com o surgimento das inovações como os coworkings, por causa de uma série de benefícios que apresentam. Segundo Júlia, alguns deles são:

  • autonomia e liberdade;
  • imagem corporativa fortalecida;
  • integração de equipes;
  • segurança.

Vantagens do edifício monousuário

A seguir, veja as quatro principais vantagens que o edifício monousuário traz ao seu ocupante e avalie se o modelo se adequa às necessidades da sua empresa.

1. Autonomia e liberdade

O edifício monousuário permite a adaptação de áreas administrativas e de gestão predial (como segurança, limpeza, manobrista, entre outros) de acordo com as prioridades e necessidades do ocupante. Além disso, oferece a empresa a liberdade de escolher como e quando os serviços administrativos funcionarão. Essa autonomia ainda permite a flexibilização do horário de funcionamento.

2. Imagem corporativa fortalecida

Estar em um edifício de ocupação única fortalece a imagem corporativa. Muitas empresas optam por esse tipo de escritório, pois possibilita a customização de todo o imóvel, com comunicação visual que se enquadra ao padrão e ao perfil da organização. Muitos materiais de divulgação institucional, como banners, totens e adesivos, acabam limitados em imóveis multiusuários.

3. Colaboração e integração de equipes

A concentração de todos os setores da empresa em um único local favorece a integração entre as equipes, com maior colaboração e fluxo de informações entre funcionários, tornando a comunicação mais fluida e ágil. Além disso, é possível flexibilizar o uso do espaço conforme a necessidade da empresa e posicionar as áreas de forma mais estratégica.

4. Segurança diferenciada

Imóveis monousuários oferecem mais segurança porque têm melhor controle de acesso, tendendo a receber apenas funcionários e clientes do ocupante. Além disso, a gestão do acesso e da segurança pode ser potencializada, já que está a cargo de uma só equipe, sendo dimensionada conforme os objetivos da empresa.

Mais pontos a considerar

O planejamento imobiliário da sua empresa, obviamente, vai além do modelo de ocupação. A localização é um dos primeiros pontos a ser considerado, uma vez que edifícios bem situados facilitam o deslocamento dos colaboradores, além de ter por perto melhor oferta de serviços, restaurantes, opções de ensino, lazer e transporte público. Tudo isso contribui para a motivação e o engajamento da equipe, além de facilitar o acesso também de clientes e fornecedores.

A JLL é especialista em encontrar as melhores opções imobiliárias, em implementar escritórios que atendam às necessidades dos ocupantes e em fazer a gestão do ambiente para estimular a produtividade.  Aqui, descubra como escolher o lugar certo para o seu espaço de trabalho.

young man on rooftop using a laptop
Fique por dentro

Receba nossa newsletter