Hotelaria em Números 2024
Estudo da JLL mostra uma consolidação da tendência iniciada em 2022 de crescimento forte das diárias e moderado das taxas de ocupação.
Nossos serviços para Hotéis e Hospitalidade
Obtenha mais do seu imóvel hoteleiro em todas as etapas do ciclo de vida - do investimento à rentabilidade.
A performance dos hotéis brasileiros no ano de 2023 consolidou a tendência iniciada em 2022 de crescimento forte das diárias e moderado das taxas de ocupação. A média de ocupação dos hotéis no ano de 2023 foi de 60,8%, acima do nível pré-pandemia. A diária média foi de R$390,80, com um crescimento de quase 35% em relação a 2022. Como consequência, o REVPAR apresentou um crescimento de quase 40%.
No entanto, esse alto crescimento do REVPAR não refletiu no aumento do Lucro Operacional (GOP) dos hotéis urbanos. O GOP médio de 2023 foi de 37% em relação à Receita Total, ligeiramente acima do alcançado em 2022. As principais explicações para esse baixo crescimento da lucratividade apesar do alto crescimento do REVPAR foram a inflação e o aumento significativo da folha de pagamento. Um fenômeno mundial que está afetando a hotelaria no pós-pandemia também está acontecendo no Brasil, que é a falta de interesse pelo trabalho no setor de serviços. Como consequência, os hotéis tiveram que contratar funcionários extras, que são mais caros que funcionários contratados. Isso pode ser observado, por exemplo, nos resultados dos hotéis urbanos, que tiveram um crescimento de despesas com salários e encargos de cerca de 1,4 ponto percentual em hospedagem e 2 pontos percentuais em Alimentos e Bebidas em relação a 2022. No caso dos flats, o crescimento do repasse de salários e encargos foi de 3,8 pontos percentuais.
Com relação aos resorts, a taxa de ocupação alcançada de 60,7% é a maior da série histórica desde 2010, representando um crescimento de 10,2% em relação a 2022. A Receita total por apartamento ocupado também apresentou um crescimento de 10%. O GOP obtido em 2023 de foi 30% versus 22,8% em 2022, o que reflete o crescimento das receitas e um maior controle das despesas. Foi possível observar uma maior procura por resorts de praia, que apresentaram um crescimento de sua ocupação de cerca de 9,5 pontos percentuais em relação a 2022.