Escolhas inteligentes de localização podem aumentar os lucros das empresas de life sciences
Como o setor farmacêutico e de equipamentos médicos pode economizar com o local certo para indústrias, centros de distribuição, laboratórios e escritórios.
- Agência Tecere
O setor de life sciences, que compreende empresas farmacêuticas e de equipamentos médicos, está em um momento de intensa expansão e inovação, impulsionado pelo aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, pelos avanços em biotecnologia e pelo crescimento da demanda por produtos farmacêuticos e terapias avançadas. Empresas multinacionais estão reforçando suas operações em mercados emergentes, como o Brasil, com a construção de novos centros de distribuição e fábricas, além de parcerias estratégicas que visam a aprimorar a logística e otimizar o atendimento às necessidades regionais. Tanto nas empresas globais quanto nas nacionais, a localização certa pode fazer a diferença para o resultado da operação, seja de uma fábrica, um centro de distribuição, laboratórios ou escritórios.
“Uma estratégia de localização bem planejada visa a otimizar os custos considerando uma ampla gama de variáveis, como aluguel, mão de obra, impostos, logística, entre outros. O sucesso exige planejamento de longo prazo, pesquisa e análise de mercado elaborada por especialistas em imóveis comerciais com conhecimento das necessidades específicas do setor, como regulamentações e requisitos técnicos da operação”, explica Rafael Calvo, diretor na Divisão de Escritórios da JLL.
Não volte aos escritórios de ontem!
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Um estudo da área de Pesquisa e Estratégia da JLL mostra que, em 2023, a receita do segmento de life sciences subiu 12,8%, totalizando R$ 178 bilhões, com expectativa de crescimento nos próximos anos. O Brasil ocupa a nona posição em receita, representando aproximadamente 2,7% do mercado global. Na América Latina, é o principal mercado, à frente de México, Colômbia e Argentina. Em 2022, havia 411 empresas farmacêuticas no Brasil, das quais 72% eram nacionais. O setor emprega 91 mil pessoas diretamente e cerca de 800 mil indiretamente.
De acordo com a OMS, o Brasil gasta 8,2% de seu PIB em saúde, sendo 4,4% de investimentos privados e 3,8% públicos. Além disso, o país possui a maior biodiversidade do mundo, o que aumenta seu potencial para receber investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento.
Aquecimento do setor de life sciences reflete no mercado imobiliário
São Paulo é o principal mercado brasileiro, mas algumas empresas também estão presentes em outros estados, como Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O estudo da JLL mapeou 102 empresas de life sciences na capital paulista, que somam 120 escritórios em 94 prédios. A maioria encontra-se na Zona Sul de São Paulo, principalmente nas regiões da Berrini e Chucri Zaidan.
“Dos 120 locais, 48 (40%) estão concentrados em edifícios de classe B. Por outro lado, as maiores áreas locadas estão em empreendimentos de classe AA. Em algumas propriedades, também há laboratórios junto com espaços de escritório. É o caso da Master Labs, um condomínio com mais de 14 mil m² de Área Bruta Locável, especializado em laboratórios, entregue em 1991 e sede de 12 diferentes empresas”, diz Caio Maia, líder de Pesquisa e Estratégia da JLL no Brasil.
Com o aquecimento do setor de life sciences, há muitas oportunidades imobiliárias relacionadas a expansão e movimentação de empresas. A empresa farmacêutica Novo Nordisk, por exemplo, está investindo na expansão de sua unidade em Montes Claros, a maior fábrica de insulina da América Latina. Até 2026, o grupo planeja investir R$ 1 bilhão nas obras de ampliação da planta no norte de Minas Gerais. Para isso, receberá incentivos do município na forma de isenções fiscais.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um crédito de R$ 500 milhões para financiar o plano de inovação da brasileira Hypera. O apoio faz parte do programa BNDES Mais Inovação e contribuirá para o investimento da empresa em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos medicamentos nos próximos três anos.
Já a multinacional Merck está inaugurando seu novo centro de distribuição (CD) no Brasil na cidade de Cajamar (SP), com investimento total de R$ 100 milhões, e a Sanofi investirá R$ 333 milhões no Brasil até 2032 para expandir sua capacidade logística. Em colaboração com a DHL, a empresa vai inaugurar um Centro de Distribuição em Extrema (MG) com mais de 91 mil m² de terreno.
Estratégia de localização é essencial para lidar com desafios do setor
Uma estratégia de localização bem-sucedida começa com um objetivo de negócio claro e considera fatores financeiros e não financeiros para selecionar o local mais adequado. Seja uma indústria, um centro de distribuição, um laboratório ou sede de escritórios, é necessário considerar aspectos como imagem corporativa, deslocamento dos funcionários, proximidade com fornecedores e concorrentes, segurança, entre outros. A importância de cada um desses componentes varia de acordo com o objetivo pretendido, em um conceito chamado de Location Intelligence.
A JLL tem uma equipe especializada, com conhecimento das especificidades do setor de life sciences, e utiliza Big Data e análises avançadas para fundamentar as decisões.
“Conjuntos de dados públicos e privados fornecem informações úteis sobre custos e disponibilidade de mão de obra, presença de fornecedores e concorrentes, proximidade do mercado consumidor, custos imobiliários, energia, impostos e logística. Ferramentas analíticas sofisticadas nos dão insights e análises detalhadas sobre localizações potenciais. Modelagem e visualização geográfica, combinadas com análises preditivas, ajudam a promover discussões e decisões entre as partes interessadas e fornecem insights relacionados a objetivos de longo prazo. A abordagem da JLL considera não apenas onde a empresa farmacêutica e de dispositivos médicos está hoje, mas também onde quer estar no futuro”, explica Rafael Calvo, diretor na Divisão de Escritórios da JLL.
Além disso, a experiência de uma consultoria em todo o ciclo imobiliário contribui com as empresas de life sciences desde a inteligência de localização, negociação e implantação até o dia a dia da operação. Em ambientes críticos e de alta performance, como a indústria de life sciences, a gestão de facilities é crucial para promover segurança e eficiência na operação, oferecendo a limpeza e a higiene necessárias para que a organização foque no seu core business. Saiba mais aqui.
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