Pontos de vista

O papel do Experience Management na retenção de inquilinos e na valorização dos ativos imobiliários

Solução deve ser considerada por proprietários e administradores de empreendimentos corporativos.

Nos últimos anos, a experiência proporcionada aos inquilinos tem ganhado destaque como um fator crucial no sucesso dos ativos imobiliários. O Experience Management (XM) é uma solução que vem ao encontro justamente desse movimento e envolve a criação de vivências excepcionais para os ocupantes, levando em consideração suas necessidades e preferências específicas. Isso vai desde a personalização dos espaços até a oferta de serviços e iniciativas que agregam valor ao dia a dia dos ocupantes dos imóveis.

A satisfação dos inquilinos é um fator determinante para a retenção e valorização dos ativos imobiliários. Por isso, o XM é um aspecto fundamental a ser considerado pelos proprietários e administradores. Ao adotar uma abordagem centrada no inquilino, é possível criar uma sólida e duradoura conexão com eles, o que resulta em mais fidelidade e, consequentemente, retenção de locatários.

Pesquisas globais da JLL mostraram que 44% dos inquilinos desejam utilizar mais os espaços flexíveis dos empreendimentos, e isso é algo que os proprietários devem estar atentos para serem proativos. Os ativos que apresentarem propostas alinhadas com necessidades como essa, certamente, estarão na frente de seus competidores. Soluções de XM podem incluir desde a customização dos espaços comuns até a oferta de serviços personalizados, como eventos exclusivos para os inquilinos, programas de bem-estar e soluções tecnológicas inovadoras.

É importante adotar uma abordagem holística para garantir que as experiências e amenidades do ativo atendam tanto o inquilino quanto o proprietário, estando abertos a ajustes quando necessário. O mundo está em constante mudança, e as necessidades também. Por isso, as experiências devem acompanhar essas transformações, garantindo que os stakeholders se sintam plenamente realizados e satisfeitos.

Ganha-ganha

Outro aspecto fortalecido pelo XM é a valorização do ativo imobiliário em si ao torná-lo mais atraente para os ocupantes e capaz de gerar retornos financeiros expressivos. Ativos de todas as categorias, desde high-end até menores e mais antigos, competem dentro de sua classe e região. Por isso, é tão importante buscar se diferenciar dentro de um mercado altamente competente e disputado.

Aqueles que oferecerem atrativos adicionais, como áreas e soluções personalizadas para inquilinos, terão vantagem competitiva. Empreendimentos maiores têm mais recursos para investimentos impactantes, mas os menores também podem se destacar com intervenções estratégicas e de menor custo.

Atualmente, para o mercado brasileiro, observamos um aumento médio de 3,5% a 12% no valor do condomínio, dependendo do porte do ativo e das soluções de XM que ele disponibiliza. Vale lembrar: cada ativo possui seus inquilinos com suas necessidades específicas. Obter um olhar holístico é crítico na construção para o desenho de experiências de sucesso.

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Murillo Azevedo

Gerente de Planejamento, Gerenciamento de Propriedades