Comunicado de imprensa

JLL lança Programa de Inclusão em Facilities para PcDs | Carreiras

Em iniciativa inédita no Brasil, empresa foca em contratação, capacitação e desenvolvimento de profissionais com deficiência.

15 de Abril de 2024

Comprometida em promover uma cultura de inclusão e criar ambientes em que todos se sintam valorizados e capacitados, a JLL lançou, nesta semana, a primeira edição do seu “Programa de Inclusão em Facilities para PcDs”. Inédita no Brasil, a iniciativa tem como objetivo a contratação e a capacitação e o desenvolvimento contínuo de cinco profissionais com deficiência para atuar na área de facilities.

De acordo com a diretriz do programa, desenvolvido em parceria com as áreas de Recursos Humanos e Diversidade, Equidade e Inclusão, os profissionais selecionados serão contratados em formato CLT desde o primeiro dia, com uma formação teórica e prática de três meses antes da alocação em um dos clientes em que a JLL realiza gerenciamento de facilities.

“O lançamento do programa é um momento muito especial para a JLL. Estamos continuamente buscando desenvolver iniciativas em prol da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo, e essa oportunidade é um passo importante no cumprimento do nosso objetivo. Tenho certeza de que o impacto positivo da primeira edição desse programa desencadeará outras ações relevantes de inclusão”, explica Rúbia Dias, líder LatAm de Diversidade, Equidade e Inclusão da JLL.

Para se inscrever no programa, é necessário laudo médico atualizado que comprove alguma deficiência, residir em São Paulo (capital ou região), ter Ensino Médio completo e vontade e dedicação para aprender. Não é necessária experiência prévia na área de Facilities, mas é importante a atuação prévia em áreas administrativas.

“O nosso programa tem um elemento muito importante que não é apenas a contratação em si da pessoa com deficiência, mas também a capacitação com o objetivo de ajudar cada um a atingir o seu máximo potencial profissional. Como Recursos Humanos, é importante atrair, mas reter os melhores talentos requer investimento em desenvolvimento”, analisa Bianca Guido, gerente de Talent Acquisition da JLL.

Após a fase de inscrição, os profissionais passarão por etapas de triagem de currículo, testes e entrevistas antes da seleção para o programa e consequente contratação. Posteriormente, receberão todo o equipamento necessário para período de formação e trabalho, bem como eventual tecnologia assistiva. Com uma linguagem acessível e inclusiva, o programa permitirá o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para atuação em Facilities; ou seja, no gerenciamento de serviços que garantem a qualidade e manutenção da infraestrutura e das instalações de uma empresa, a fim de manter seu ambiente agradável, limpo e seguro aos frequentadores.

“Facilities está em pleno crescimento no Brasil, e poder atrair grandes talentos para trabalhar nos nossos contratos de facilities será um ganho para a área de Work Dynamics e para a JLL. Estamos muito felizes de participar desse projeto e poder transmitir conhecimento para ajudar cada novo colaborador a se desenvolver e a estar capacitado para nos ajudar a oferecer a melhor experiência para os nossos clientes”, analisou Evelin Bottura, head Brasil da JLL Work Dynamics.

Perguntas e respostas sobre o programa:

O programa tem como objetivo criar oportunidades para pessoas com deficiência com o objetivo de desenvolver suas carreiras na área de Facilities.

Ao todo, serão selecionados cinco profissionais que, após passarem por um processo de seleção com fases eliminatórias e/ou classificatórias, serão contratados como Analista de Facilities em modalidade CLT prazo indeterminado, passando os três primeiros meses de trabalho em um programa de formação teórico-prático desenvolvido internamente com toda a expertise dos profissionais da JLL.

Como uma empresa de grande porte e atuação global, a JLL tem oportunidades recorrentes para posições de Analista de Facilities em diferentes clientes. Os cinco profissionais serão direcionados para essas oportunidades conforme perfil e competências que serão avaliadas durante a formação, além de regiões de preferência.

O escopo de um Analista de Facilities pode variar conforme o cliente em que estiver alocado. Em linhas gerais tem como principais atividades:

    - Garantir o bom funcionamento da infraestrutura do cliente por meio de suporte na coordenação das atividades de prestadores de serviços terceirizados responsáveis por limpeza, recepção, manutenção, gestão de resíduos, jardinagem e paisagismo, máquinas de café/água, etc.
    - Realização de vistorias na operação, certificando-se pela organização e limpeza dos espaços, condições de abastecimento e manutenção
    - Controle de estoque de insumos de higiene e compras
    - Controle de despesas e custos previstos em contrato
    - Lançamento de notas fiscais
    - Participação de reuniões operacionais com fornecedores para correção de processos e melhorias de eficiência
    - Suporte aos funcionários e devolutivas quanto a prazos e andamentos de solicitações de serviços
    - Elaboração de relatórios e indicadores 

Não é necessário ter experiência prévia em Facilities. No entanto, é importante experiência com rotinas administrativas. Formação técnica, profissionalizante ou superior cursando em áreas administrativas serão considerados diferenciais.

O programa é destinado exclusivamente para pessoas com deficiência que estejam com laudo médico atualizado, tenham idade igual ou maior que 18 (dezoito) anos na data de inscrição no programa, Ensino Médio completo e que sejam residentes de São Paulo e região.

Sim, para se inscrever para o processo seletivo é necessário ter laudo médico atualizado.

Não há nenhum tipo de custo envolvido no processo seletivo ou de contratação.

CLT prazo indeterminado

·       Assistência Médica e Odontológica

·       Vale refeição ou vale alimentação

·       Seguro de vida

·       Vale transporte

·       Gympass

·       Serviços do Sesi e Senai

·       Wow Life (plataforma com conteúdos sobre saúde e bem-estar e aulas de diversas modalidades)

·       Auxílio creche para mães e pais para filhos até 5 anos e 11 meses

·       PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

Durante o período inicial de três meses poderá haver dias de capacitação teórica de forma remota, porém parte será presencial na sede da JLL em São Paulo (Vila Olímpia). Após o período de três meses, o trabalho será 100% presencial.

Prazo para inscrições: até 14 de maio

Análise de candidaturas e entrevistas: simultaneamente ao período de inscrições até 24 de maio

Retornos e comunicação aos aprovados: até 27 de maio

Data prevista para contratação: 03 de junho

*OBS: as datas podem sofrer alterações sem aviso prévio.


Sobre a JLL

Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,8 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 106.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante, SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.