Reportagem

Gestão de facilities contribui para o desenvolvimento do setor farmacêutico

Operações críticas se beneficiam dos cuidados especializados, enquanto se concentram em suas atividades.

09 de Abril de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

A indústria farmacêutica tem registrado crescimento contínuo, na mesma medida em que se progride cientificamente. As empresas de Life Science, que compreendem o setor farmacêutico e de equipamentos médicos, estão entre as que mais investem em pesquisa e inovação, além de gerarem bons empregos devido à necessidade de mão de obra altamente especializada. Porém, assim como a ciência avança rapidamente, a competição no setor também.

A velocidade no desenvolvimento de produtos é um diferencial e, nesse cenário, oferecer condições para que os profissionais atuem sem interferências é fundamental. Este é o papel do gerenciamento integrado de facilities: garantir um ambiente seguro, mantido adequadamente, com pleno funcionamento de instalações e equipamentos, para que as pessoas possam se dedicar às suas atividades principais.

Cuidamos das suas instalações para você focar no seu negócio

Nossas soluções impulsionam a produtividade, com redução de custos e aumento de eficiência.

A expansão do setor de medicamentos, dermocosméticos e equipamentos médicos depende de uma produção inteligente e de alta qualidade. Ou seja, é necessário que ocorra uma manutenção planejada, explica Fátima Bottameli, diretora de Novos Negócios da JLL Work Dynamics.

“Em ambientes críticos e de alta performance, como o farmacêutico, a gestão de facilities é crucial para promover segurança e eficiência na operação, oferecendo a limpeza e a higiene necessárias para que a indústria foque no seu core business. Essas empresas precisam de uma ‘sala limpa’, que é um ambiente controlado, sem contaminação, para desenvolver ou testar produtos. Existe grande preocupação com a manutenção predial, que deve ter a maior qualidade possível, tanto para os laboratórios quanto para instalações prediais fabris e centros de distribuição”, diz. 

Operação crítica de Life Science exige cuidados específicos

Trata-se de um setor com rigorosas políticas e controles, tanto na parte regulatória quanto em compliance. São várias especificidades que aumentam a complexidade da gestão desses ambientes. Estamos falando de vidraria, protocolos de não contaminação, calibração de aparelhos de laboratório, equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos, controle de temperatura para preservar matérias-primas e estoque, enfim, processos muito mais rigorosos do que em um escritório corporativo, por exemplo. 

“A necessidade de cuidado especial em ambientes críticos faz com que a indústria de Life Science reconheça o valor estratégico do gerenciamento integrado de facilities e tenha maturidade neste aspecto. É um serviço que eleva a eficiência da operação, aumenta a produtividade dos colaboradores, minimiza riscos e diminui custos. Além disso, tem se mostrado um poderoso aliado na atração e retenção de talentos, pois contribui para que as pessoas trabalhem com mais conforto e engajamento ao interagir em ambientes que propiciam integração e bem-estar”, afirma Evelin Bottura, head da JLL Work Dynamics no Brasil.

A JLL tem vasta experiência na indústria farmacêutica globalmente e implementa as melhores práticas do mercado. Por isso, foi tão ágil em se adequar aos protocolos de prevenção à Covid durante a pandemia, levando essa expertise de gestão de ambientes críticos para os demais espaços corporativos. Outro diferencial é a gestão dos terceirizados, que seguem os rígidos protocolos desse setor, recebem treinamentos constantes e se adaptam às rotinas e à cultura do cliente.

Em meio ao crescimento deste mercado, muitas empresas podem se beneficiar da gestão profissional de facilities. Afinal, o Brasil está entre os maiores consumidores de medicamentos do mundo. O faturamento da indústria farmacêutica avançou 62% nos últimos cinco anos, passando de R$ 90,5 bilhões em vendas para inéditos R$ 146,7 bilhões, segundo estudo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa).

Até agora falamos dos cuidados básicos para que uma operação farmacêutica funcione, no entanto, assim como os demais setores da economia, este também passa por intensas transformações relacionadas à digitalização e à sustentabilidade.

“Essas indústrias também têm metas ambientais, de transformação digital, de diversidade e inclusão. O gerenciamento integrado de facilities oferecido pela JLL inclui um olhar apurado para essas questões. Nosso trabalho agrega tecnologias para a operação e para a gestão dos processos e procedimentos, gerando dados confiáveis que possibilitam decisões mais assertivas. Também é nosso papel propor soluções nesse sentido, pois somos referência em ESG e tecnologia para o mercado imobiliário”, declara Bottameli.

Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado imobiliário!

Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.