Reportagem

Digitalização traz transparência e transforma o jeito de fazer negócios também no setor imobiliário

Ferramentas tecnológicas ampliam alcance da oferta, refinam o contato com potenciais clientes e agilizam negociações.

06 de Março de 2024
Autores:
  • Agência Tecere

O setor imobiliário é uma atividade econômica muito tradicional e um dos que passaram a adotar novas tecnologias mais tardiamente. Porém, nos últimos anos, a digitalização tem avançado, como não poderia deixar de ser, o que traz benefícios para o mercado como um todo. Estamos falando de mais agilidade, assertividade e transparência, não só na gestão dos ativos, mas também nas negociações imobiliárias.

Você conhece o jeito JLL de fazer negócio?

Saiba como é o nosso trabalho para trazer a empresa ideal para o seu imóvel. Construímos estratégias integradas, alinhadas às melhores práticas digitais e de mercado, para garantir os melhores negócios, além de acesso aos dados mais completos, proporcionando transparência nas nossas decisões.

Práticas antes predominantes, como a prospecção telefônica, dão lugar a uma forma mais eficiente e moderna de abordagem. Além disso, o marketing digital e uma boa rede de parceiros também são fundamentais nos dias de hoje. 

“A prospecção, que era uma das estratégias mais comuns para geração de leads, é coisa do passado, pois exige muito esforço e entrega resultados mínimos. Não tem alcance, demanda muito tempo, despende recursos e pode até afetar a imagem do produto imobiliário se a abordagem for mal-recebida”, comenta Yara Matsuyama, diretora de Locação na Divisão de Escritórios da JLL.

Novas estratégias comerciais são digitais e personalizadas

O novo jeito de fazer negócios, segundo a especialista da JLL, passa pela digitalização e pela personalização. O uso de mídias digitais está se aperfeiçoando a cada dia, pois possibilita alcançar o público-alvo de forma mais assertiva e com leads (potenciais clientes) mais qualificados.

Assim como a busca por clientes vem sendo refinada, o modo de tratar o produto imobiliário também está mudando. Cada imóvel exige um trabalho único e diferenciado, de acordo com suas características. É a venda consultiva, em que o produto é tratado de forma personalizada. Para isso, são considerados o mercado em que o ativo está inserido, a concorrência, os preços praticados, o quanto o proprietário está disposto a negociar e até a investir no espaço antes da transação.

“A nossa consultoria ajuda a posicionar o ativo de forma a maximizar o valor da transação. Por exemplo, se identificamos que existe demanda para escritório mobiliado, apresentamos essa opção para o proprietário e ele decide se investe ou não em mobiliário. É uma solução que gera valor para os dois lados, pois vai ao encontro das necessidades do cliente e diminui o período de vacância do imóvel”, explica Matsuyama.

Nessa equação, também é importante definir, junto ao proprietário, o quanto ele está disposto a pagar de comissão para corretores parceiros. Trabalhar em parceria é importante, pois elas ampliam o alcance da oferta e aumentam as chances de fechar negócio mais rápido. Assim, os proprietários não perdem nenhuma oportunidade e, mais uma vez, todos os elos da cadeia ganham.

Transparência nas negociações é demanda do mercado

Promover a transparência no mercado imobiliário sempre foi um dos objetivos da JLL, desde sua chegada ao Brasil, há mais de 25 anos. É por isso que uma sólida área de pesquisas divulga, regularmente, relatórios e dados do mercado. “Mais do que dados, nós fornecemos interpretações, cenários, análises. Agregamos valor aos negócios dos clientes”, complementa a diretora da JLL.

Caio Maia, líder de Pesquisa e Estratégia da JLL, explica o trabalho da área. “Contatamos os proprietários e os edifícios para confirmar as informações do nosso banco de dados, o que garante acuracidade para subsidiar as melhores transações para os clientes.”

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