Pontos de vista

Gestão de projetos e obras vai além da fiscalização para garantir qualidade
com economias de tempo e dinheiro

Agregando valor com engenharia especializada e estratégia, é possível gerar economias da ordem de 10%.

“Por que ter uma empresa especializada para a gestão do meu projeto?”

Apesar de ainda pouco aculturada no Brasil, a gestão profissional de projetos e obras vai muito além da fiscalização. Trata-se de um trabalho realizado por especialistas, que garantem transparência, previsibilidade, acuracidade e qualidade, além de agregar valor nas atividades do dia a dia do desenvolvimento. Contar com um parceiro que utilize procedimentos e metodologias altamente estruturados, atento aos riscos e às oportunidades de economia, possibilita a aplicação das melhores práticas para a gestão do projeto e da obra, da maneira correta e no momento certo.

Atualmente, a gestão profissional não se resume apenas a profissionais capacitados. Cada vez mais, ferramentas tecnológicas são fundamentais para alcançar os resultados desejados em termos de prazo, custo e qualidade. E toda essa expertise é comprovada nas duas fases que envolvem essa atuação: “Pré-Construção” e “Construção”.

É justamente na primeira fase que a gestão profissional agrega mais valor e causa maior impacto nos resultados do projeto. E, neste cenário, está inserida a etapa primordial, o planejamento, desenvolvido com a compreensão ampla dos objetivos da empresa, dos principais envolvidos no projeto, da estrutura, das políticas e das restrições de recursos e administrativas da companhia. Nesta etapa, surgem atribuições como: estratégia de contratação, fluxo de comunicação, planejamento macro e orientativo, dos riscos e oportunidades, fluxos/controles financeiros, entre outras. Normalmente, é durante o planejamento que acontecem os maiores desvios e são gerados os maiores problemas na implantação de um empreendimento, quando não bem executado.

Por isso, juntos, desenvolvemos uma estratégia para o projeto e a obra que compreenda a estrutura organizacional da companhia. Trata-se de um aspecto extremamente importante à medida que o projeto evolui e diversas atividades passam a ser realizadas em paralelo. É neste momento, inclusive, que a gestão profissional volta a fazer diferença, colocando em prática uma metodologia que mapeia os caminhos críticos, orienta as atividades e, acima de tudo, busca economizar tempo e estar sempre atenta às oportunidades que podem surgir ao longo do desenvolvimento.

Com o planejamento bem estruturado, ainda na fase de “Pré-Construção”, o foco passa a estar na gestão do desenvolvimento dos desenhos. Além de organizar previamente os parâmetros, detalhando as necessidades no momento da contratação dos projetistas, o gerenciamento profissional utiliza-se de ferramentas tecnológicas adequadas para interagir com os profissionais, monitorando a evolução dos trabalhos para garantir o cumprimento do prazo, verificando a qualidade e entendendo se todos os requisitos estão sendo atendidos.

Normalmente, nessa fase, são encontradas inúmeras interferências que causariam um impacto grande no projeto. A diferença é que, se descobertas durante a obra, essas alterações trariam adicionais de custo e prazo. Agora, durante o desenho, nossa tecnologia e nossos profissionais capacitados – sem eles, mesmo com o alto nível de acuracidade das ferramentas, não identificaríamos problemas de ordem operacional, de uso ou regulatórios – são capazes de apontar erros e gerar um histórico de alterações e aprovações, quando necessário.

Enfim, chegamos à fase de “Construção”, a obra em si. E, neste momento, a missão, dado todo o trabalho desenvolvido desde a fase de planejamento, é “seguir o plano”, analisando as necessidades e objetivos do cliente, com foco principal em três pilares: custo, prazo e qualidade.

A chave está não apenas em resolver problemas, mas em trabalhar com qualidade e eficiência para minimizar impactos e garantir o bom progresso da obra, com transparência e previsibilidade. Como em todo projeto, na fase de “Construção” também contamos com uma metodologia bastante estruturada, aplicando boas práticas na gestão dos custos, do prazo e da qualidade, sempre com a tecnologia para auxiliar a organização dos dados e a comunicação com todos envolvidos.

Se ainda não conta com uma empresa especialista e profissional para gerir seus projetos, garanto, por tudo isso, você está perdendo a oportunidade de ter ao seu lado proteção e auxílio durante todo o desenvolvimento, garantindo uma entrega profissional e permitindo que o seu foco esteja voltado para a condução dos negócios. E o que falar de um parceiro capaz de apoiar projetos regionais e globais, garantindo a mesma qualidade em mais de 80 países? Na JLL, temos larga experiência no gerenciamento de projetos e obras em diversos segmentos, como industrial, logístico, infraestrutura, residencial, data centers, varejo e escritórios, com atuação em todo o território nacional.

Por fim, vale lembrar: ainda por falta de informação, transparência ou mesmo visibilidade das oportunidades, não contar com um gerenciamento profissional ainda causa perda financeira. Historicamente, nos projetos e obras sob gestão da JLL são gerados cost savings e cost avoidances – sem considerar cronograma, compliance, transparência, tecnologia etc – de, em média, três vezes o valor investido. Em um projeto de R$ 50 milhões, o que acha de economizar pelo menos R$ 5 milhões com a ajuda de uma empresa especializada? Pense nisso!

Quer saber mais? Entre em contato com os autores deste artigo:

Cesar Mello,Diretor, Projetos e Obras - Industrial, Data Center e Residencial
Cesar Mello
Diretor, Projetos e Obras - Industrial, Data Center e Residencial