Comunicado de imprensa

Live comemorativa da JLL debate tendências e oportunidades para o futuro dos espaços logísticos

Com crescimento inédito durante a pandemia, setor ganhou ainda mais notoriedade e foi analisado por grandes especialistas em evento online.

22 de Novembro de 2021

 

Enquanto muitos mercados foram bastante prejudicados pela pandemia de COVID-19, o setor logístico encontrou em um cenário transformado a oportunidade para se desenvolver e crescer a níveis inéditos. Para debater os desafios e o que esperar do futuro do segmento, a JLL promoveu, na última quinta-feira (18), sua quarta live comemorativa dos 25 anos de presença no Brasil.

Transmitido pelos canais sociais da JLL Brasil (Youtube e Facebook), o evento, mediado pela jornalista da CBN, Débora Freitas, reuniu Ricardo Hirata, diretor de Locação Industrial da JLL, Jerome Jacek, presidente da ID Logistics, e Marcos Vranjac, diretor da Miebach Consulting Brasil, com a participação especial de Fábio Maceira, CEO Brasil da JLL.

“A demanda por logística tem sido recorde. Este será o nosso melhor ano em termos de locação para o segmento logístico, e nos preparamos para levar informações transparentes e cada vez mais qualificadas para o mercado. Com toda a certeza, discussões como essa são fundamentais para seguirmos progredindo”, comentou Fábio Maceira.

Durante a live, os especialistas buscaram abordar diversos aspectos relevantes do segmento logístico, desde o crescimento recorde da demanda e da absorção, passando pelos tipos de espaços que têm sido procurados, os impactos da tecnologia e da robotização, além do aspecto ESG, uma tendência cada vez mais consolidada nos últimos anos.

“Temos visto, principalmente desde o início da pandemia, um aumento significativo na busca por espaços logísticos, impulsionado pela forma como as pessoas passaram a fazer compras online, via e-commerce. Esse cenário fez com que as empresas que ocupam galpões buscassem locais ainda mais eficientes para entregas, já que as absorções foram recordes, com a menor taxa de vacância da história e a entrega de novo estoque”, analisou Ricardo Hirata, diretor de Locação Industrial da JLL.

“A gente tem visto o mercado logístico, de maneira geral, buscando alternativas para esse momento em que há muita demanda e a entrega não consegue acompanhar na mesma velocidade. Existe um movimento de empresas deixando a cidade de São Paulo e buscando regiões mais periféricas, com preços de metro quadrado mais baixos, com espaços que atendem às necessidades em termos de tecnologia, porque o mercado está se modernizando”, explicou Marcos Vranjac, diretor da Miebach Consulting Brasil.

Um dos tópicos de grande destaque abordados ao longo da live foi a questão sustentável relacionada à utilização dos espaços logísticos. Jerome Jacek, presidente da ID Logistics, destacou como os clientes estão exigentes e querem cada vez mais informações sobre as cadeias de custódia de cada produto, equilibrando sustentabilidade, entrega rápida e todos os outros fatores envolvidos no e-commerce.

“O aumento da demanda por produtos comprados online impacta toda a operação. Tivemos que inovar em termos de sistema e interface para integrar pedidos, mas, acima de tudo, de inteligência operacional. Uma mudança objetiva, por exemplo, foi a substituição da nota fiscal por uma etiqueta com todas as informações do produto e da nota fiscal para otimizar o processo. Estamos trabalhando para evoluir em todos os aspectos da entrega, desde a velocidade até a sustentabilidade”, finalizou Jacek. 


Sobre a JLL

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 92 mil pessoas em todo o mundo em 30 de junho de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com