Pesquisa

Mercado de condomínios logísticos cresce impulsionado por pré-locações em São Paulo | 2T 2019

Baixe o relatório First Look Industrial - Brasil.

05 de Agosto de 2019

O mercado brasileiro acumulou um volume de locações 24% maior no primeiro semestre de 2019 do que em 2018 no segmento de condomínios logísticos de alto padrão. O estado de São Paulo foi responsável por 63% das locações ocorridas no segundo trimestre de 2019, alavancando, assim, o crescimento nacional no setor, segundo a pesquisa First Look Industrial realizada pela JLL.

A absorção bruta paulista atingiu o volume de 473 mil m², sendo que 31% foram resultados de pré-locações. A maior movimentação se deu com os 111 mil m² absorvidos pelo Mercado Livre no GLP Cajamar II. Agora, a expectativa é de que alguns dos projetos considerados para 2020 sejam antecipados e, consequentemente, entregues ainda neste ano, oferecendo novas alternativas de qualidade para inquilinos.

Cajamar e Guarulhos, duas das principais regiões logísticas do país, apresentam taxa de vacância abaixo dos 15%. Diante da baixa disponibilidade, alguns dos principais players do mercado já têm projetos em desenvolvimento nestas áreas, sendo a previsão de entregas de 104 mil m² em Guarulhos e 236 mil m² em Cajamar até o final de 2019.

Expectativa otimista para o mercado

Mesmo com a grande movimentação do mercado, o preço médio manteve-se estabilizado dentro do patamar de R$ 18, apresentando pequena oscilação de 3,36% em relação aos valores de 2018.

Já a taxa de vacância seguiu em queda e chegou a 20%. Segundo a área de Pesquisa de Mercado e Inteligência da JLL, o resultado evidencia a recuperação do setor, que teve início no segundo semestre de 2017.

Para Jeremy Smith, diretor da área de Representação de Ocupantes Industrial da JLL, o momento é de otimismo. “A tendência é que o mercado continue aquecido no segundo semestre de 2019. Os destaques, além de São Paulo, são a região de Extrema (MG), com 98mil m² previstos, e os 100 mil m² do GPA em Duque de Caxias, previstos para ser entregue no início de 2020”, diz.

Preencha este formulário para fazer o download do relatório

NOTA DE PRIVACIDADE

Jones Lang LaSalle (JLL), junto com suas subsidiárias e afiliadas, é uma provedora de serviços imobiliários e de gestão de investimentos com liderança global. Nós assumimos a responsabilidade de proteger toda informação pessoal fornecida, com seriedade. 

Geralmente, as informações pessoais que coletamos de você têm o intuito de ajudar a lidar com a sua consulta.

Nós nos esforçamos para manter as suas informações pessoais com o devido grau de segurança, pelo tempo necessário, por motivos comerciais ou legais. Depois, deletaremos tudo de forma também segura. Para mais informações sobre como a JLL processa seus dados pessoais, por favor, consulte nossa Declaração de Privacidade.