Pesquisa

Mercado industrial tem alta e retoma movimentação positiva de locações de condomínios logísticos | 3T 2019

São Paulo concentra mais de 1 milhão de m² em absorção bruta e eleva o resultado nacional.

29 de Outubro de 2019

O mercado brasileiro de condomínios logísticos continua crescendo, com 1,8 milhão de m² de absorção bruta no terceiro trimestre de 2019, conforme aponta o estudo First Look da JLL. O destaque vai para o Estado de São Paulo, responsável por 55% desse total, com pouco mais de 1 milhão de m².

Em São Paulo, a região de Cajamar continua um polo atrativo de empresas, tendo locado para o Carrefour 65 mil m² no período. Ricardo Hirata, gerente de Transações da JLL, ressalta a queda permanente na vacância do Estado. “Saímos de uma vacância de 27,7% em 2016 e devemos encerrar 2019 com uma taxa de 19,1%. Isso se deve primordialmente a projetos de alto padrão bem localizados”, relata.

Outras regiões do país registraram bons índices de absorção líquida devido a grandes contratos de locação, como Minas Gerais, em Extrema, com a Ambev, Pernambuco, com o Carrefour, e Manaus, com o Aldargh Group. “Nossa expectativa é que 2019 supere 2018 em diversos índices. Este é um ano excelente em termos de expansão e novas locações”, enfatiza Hirata. 

Crescimento lento, mas sustentável

O mercado permanece em equilíbrio entre proprietários e inquilinos, com perspectiva de retomada dos preços para os próximos anos, conforme tendência detectada pela pesquisa da JLL. O preço de locação pedido permanece estável, enquanto o preço negociado apresentou recuperação pelo segundo trimestre consecutivo.

Para Hirata, a tendência é de elevação dos preços finais, mas de forma gradativa. “O mercado está se recuperando de forma lenta, mas consistente. Em 2013, chegamos a ter um deslocamento de apenas 11% entre preço pedido e preço efetivamente transacionado. Em 2017, esse índice saltou para 28%. Desde então, vemos queda e agora atingimos o patamar de 18%”, explica.

Preencha este formulário para fazer o download do relatório

NOTA DE PRIVACIDADE

Jones Lang LaSalle (JLL), junto com suas subsidiárias e afiliadas, é uma provedora de serviços imobiliários e de gestão de investimentos com liderança global. Nós assumimos a responsabilidade de proteger toda informação pessoal fornecida, com seriedade. 

Geralmente, as informações pessoais que coletamos de você têm o intuito de ajudar a lidar com a sua consulta.

Nós nos esforçamos para manter as suas informações pessoais com o devido grau de segurança, pelo tempo necessário, por motivos comerciais ou legais. Depois, deletaremos tudo de forma também segura. Para mais informações sobre como a JLL processa seus dados pessoais, por favor, consulte nossa Declaração de Privacidade.