Pesquisa

Performance hoteleira cresce no Brasil e dá sinais otimistas para 2019

Melhora na taxa de ocupação impulsionou o mercado. Baixe o relatório "Hotelaria em Números".

19 de Agosto de 2019

A performance dos hotéis brasileiros no ano de 2018 apresentou um crescimento do REVPAR de 4,7% após três anos de queda, segundo pesquisa “Hotelaria em Números 2019”, realizada pela JLL. A pequena recuperação da economia e o resultado das eleições presidenciais fomentaram uma elevação de 4,1% da taxa de ocupação média, passando de 56,5% em 2017 para 58,9% no ano passado.

Esse desempenho impactou positivamente o Resultado Operacional (GOP), que subiu de 23,3% da Receita Total em 2017, para 26% da Receita Total em 2018. O segmento de negócios permanece sendo impulsionador da demanda de ocupação em hotéis, atingindo aproximadamente 75% de representatividade.

As diárias médias cresceram 0,8%, sinalizando leve recuperação do mercado. Para Ricardo Mader, diretor de Hotéis e Hospitalidade da JLL, essa tendência deve se confirmar para os próximos anos. “Os hotéis apostaram na queda dos preços das diárias para garantir a ocupação em meio à crise. Em 2018, tivemos uma recuperação tímida, mas importante, que sinaliza que o mercado está com demanda aquecida”, destaca.

São Paulo, Fortaleza, Recife, Brasília e Belo Horizonte foram as cidades com melhora mais significativa na performance, com crescimento variando de 13% a 16% no REVPAR. Um destaque ainda mais positivo foi a cidade de Belo Horizonte, onde o REVPAR cresceu 33%, enquanto o Rio de Janeiro teve resultados negativos, com queda de 13%.

Perspectivas para 2019

Segundo Mader, o mercado pode ficar otimista. “O ano de 2019 começou com o mercado de hotéis mantendo a tendência de melhora, com boa taxa de ocupação e elevação das diárias médias. Até 2021, o segmento deve permanecer aquecido, com recuperação da demanda e aumento significativo nas transações”, ressalta.

Segundo a pesquisa da JLL, a queda das taxas de juros, acompanhada da iminente aprovação da Reforma da Previdência e da esperada Reforma Tributária, deverão criar um ambiente de negócios ainda mais positivo, motivando ainda mais os investidores a buscar alternativas de investimento e a assumir um risco maior na busca de melhores rendimentos.

 

 

Preencha este formulário para fazer o download do relatório

NOTA DE PRIVACIDADE

Jones Lang LaSalle (JLL), junto com suas subsidiárias e afiliadas, é uma provedora de serviços imobiliários e de gestão de investimentos com liderança global. Nós assumimos a responsabilidade de proteger toda informação pessoal fornecida, com seriedade. 

Geralmente, as informações pessoais que coletamos de você têm o intuito de ajudar a lidar com a sua consulta.

Nós nos esforçamos para manter as suas informações pessoais com o devido grau de segurança, pelo tempo necessário, por motivos comerciais ou legais. Depois, deletaremos tudo de forma também segura. Para mais informações sobre como a JLL processa seus dados pessoais, por favor, consulte nossa Declaração de Privacidade.