Perspectivas da Construção na América Latina em 2021
Os desafios de uma região com mercados variáveis.
Com base em nossa ampla expertise na América Latina, após mais de 20 anos de presença nos principais mercados da região, estamos lançando o nosso primeiro Relatório de Perspectivas da Construção com os principais aspectos do setor. Tendo liderado centenas de projetos no último ano, a JLL possui informações completas para entender o atual cenário e as perspectivas para os próximos anos.
“Reunimos em um só documento diversas análises e dados relevantes que influenciaram o setor, como desemprego, inflação, depreciação cambial, PIB, instabilidade política e áreas em crescimento. Os destaques ficam por conta das informações sobre cada um dos países que fizeram parte do relatório, com dados sobre custos de construção, de materiais e de salários relacionados, além das perspectivas para o ano de 2021”, explica Luciana Arouca, gerente de Novos Negócios de Projetos e Obras da JLL.
Enquanto a construção deveria apresentar crescimento moderado em 2019, com expectativas ainda melhores para 2020, o cenário pandêmico afetou a indústria em consonância com as principais decisões políticas de cada governo.
“Percebe-se no último trimestre de 2020, ainda sob os efeitos da COVID-19, uma recuperação moderada na construção. Em alguns países, isso decorreu dos incentivos dos governos, da inflação controlada, dos juros baixos, como é o caso do Brasil, mas principalmente da depreciação das moedas locais em relação ao dólar”, analisa Charles Nunes, diretor de Projetos e Obras da JLL.
“Em 2021, é esperado um crescimento do PIB de 3,6%, com o Brasil em destaque no cenário, superando as performances dos demais países da região e possivelmente atingindo índices vistos pré-pandemia. Colômbia, Chile e México também devem ter uma aceleração significativa. Já outros países contam com a previsão de retornar aos níveis pré-pandemia apenas em 2023, com o retorno da renda em 2025”, completa Charles.
Temos o prazer de apresentar as Perspectivas da Construção de 2021 da JLL (conteúdo em inglês), com o objetivo de permitir a compreensão dos cenários pré e pós-pandêmicos na América Latina.