Para além da reentrada: Uma jornada do ocupante para reimaginar o novo normal
Preparando um local de trabalho adequado para o futuro
Com o início da pandemia global, as corporações estavam focadas na proteção dos funcionários e na implementação de planos de continuidade dos negócios. A fase seguinte voltou a atenção das organizações para se prepararem para a reentrada em seus espaços com segurança. Agora, as organizações enfrentam um novo conjunto de perguntas sobre como crescer e prosperar desde os dias atuais até um local de trabalho que se encaixe no futuro:
- Recuperar receita: Quais caminhos você pode tomar para recuperar a receita?
- Reconstrução das operações: Quais medidas você precisa tomar para reconstruir os procedimentos operacionais atuais?
- Resiliência: Como você pode se preparar melhor para eventos inesperados a fim de minimizar disrupções futuras e manter a continuidade dos negócios?
- Repensar os modelos de organização e negócios: Como você está priorizando a combinação das necessidades e preferências dos funcionários com seu modelo de organização e portfólio atual para se adequar ao futuro?
- Desenvolver um modelo de ambiente de trabalho híbrido: Você pode atender seus funcionários com um modelo híbrido que possibilite trabalhar de vários locais: trabalhar em casa, trabalhar em um escritório e trabalhar de um co-working?
- Foco na experiência humana: Como você pode garantir que, independentemente de onde seus funcionários estejam trabalhando, sua experiência é uma prioridade em sua estratégia operacional?
- Foco na saúde e bem-estar: Como você continua colocando a saúde e o bem-estar dos funcionários e locatários como prioridade das mudanças operacionais realizadas na reentrada? Eles sentem que seus edifícios e espaços são seguros?
- Progrida a sustentabilidade: Como você pode continuar progredindo em direção aos seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade, mesmo quando a pandemia cria pressão em outras partes do seu negócio?
Nós vemos a jornada para reimaginar como uma oportunidade para os líderes de real estate comerciais e de alto nível reunirem esses fatores sob três pilares fundamentais:
- reposicionar portfólios no ambiente construído
- redesenhar modelos históricos de local de trabalho
- reconectar experiências valiosas e envolventes
Compreender e seguir as considerações dentro de cada pilar possibilita às empresas o poder de se posicionar para o sucesso no novo normal.
No eBook abaixo, você aprenderá sobre cada pilar e verá exemplos específicos de como ajudar sua organização a priorizar a transformação de portfólios e espaços físicos à medida que embarca em sua jornada para o novo normal.
Reposicione seu portfólio: Abordar como avaliar ativos, otimizar seu portfólio e auxiliar na otimização de custos
A função do seu espaço irá evoluir, mas será sempre necessário apoiar a inovação, a conectividade dos funcionários e a produtividade. Como resultado, estratégias dinâmicas, fluidas e ágeis em real estate são mais importantes do que nunca para apoiar a flexibilidade nos negócios, a atração de talentos e a retenção de funcionários. O que vai mudar é como usamos o espaço. Aprender, socializar, conectar-se com a cultura da empresa e colaborar com colegas será a base do local de trabalho.
De acordo com a pesquisa da JLL, o espaço do portfólio já estava 40% subutilizado. Esta é uma área de foco fundamental para reposicionar portfolios e avaliar como uma empresa utiliza e gerencia seu espaço físico.
A fluidez entre o local de trabalho físico e digital significa que os funcionários podem usar a tecnologia para serem produtivos — criando um ambiente “trabalhe de qualquer lugar”. Mas esse não é o único fator a ter em mente. Ao sair da pandemia, as organizações terão a oportunidade de reimaginar cenários futuros dos espaços de trabalho. Será fundamental estabelecer um modelo de local de trabalho híbrido que combine opções de trabalhar em casa, espaços de trabalho e operações descentralizados, bem como um escritório sede local. As empresas precisarão reavaliar as exigências de densidade e as estratégias de local de trabalho, juntamente com as mudanças nas necessidades dos funcionários, a fim de determinar a combinação certa de modelos e ativos.
Adicionar espaço flexível é uma maneira rápida e fácil de adquirir escritórios menores ou satélites que reduzam os tempos de deslocamento e garantam a desdensificação do espaço. A pesquisa da JLL O impacto da COVID-19 no espaço flexível prevê que a procura por espaço flexível continuará aumentando como resultado da COVID-19, embora de uma forma diferente do que havia antes da pandemia. No geral, acreditamos que 30% de todo o espaço do escritório se tornará flexível até 2030.
Mesmo antes do surto da COVID-19, 4 em cada 5 funcionários relataram que, dadas duas ofertas de emprego semelhantes, recusariam a que não oferecesse trabalho flexível, de acordo com a pesquisa 2019 IWG Global Workspace Survey. Portanto, as práticas de trabalho remotas e flexíveis são agora esperadas e já não são vistas apenas como um benefício.
(Re) desenhar os espaços: Como os espaços físicos influenciam a colaboração, a cultura e a experiência
As organizações têm uma oportunidade sem precedentes de desenvolver seu espaço para priorizar a saúde e o bem-estar dos funcionários. Programas de mobilidade de funcionários, design inclusivo e tecnologia colaborativa serão fundamentais na preparação para o local de trabalho da próxima geração. Como os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 padronizaram a segurança como catracas e detectores de metais em edifícios, a pandemia terá efeitos semelhantes na saúde e bem-estar; a sociedade sentirá essas mudanças nos próximos anos. Haverá uma maior ênfase no papel do edifício como primeira barreira na defesa contra doenças, e no que as empresas dentro desses edifícios estão fazendo para manter seus funcionários seguros.
Com a ascensão do trabalho remoto e a percepção de que o trabalho focado pode ser realizado de qualquer lugar, a tarefa passa agora a reimaginar como as organizações devem reprojetar seus espaços para uma nova função do escritório. Reunião, troca de ideias e colaboração com colegas de equipe será fundamental para o local de trabalho do futuro, e o design estará em conformidade com essas tarefas específicas. Prevemos a inclusão de espaços que permitam uma colaboração segura por diferentes períodos de tempo, apoiando diferentes equipes. Ao mesmo tempo, a gestão desses novos modos de trabalho flexíveis exige a adoção de soluções digitais para gerenciar fluxos, espaço, reservas, gerenciamento de instalações e horários de limpeza. Finalmente, as expectativas dos funcionários evoluíram. Um escritório saudável, tanto para seus usuários quanto para o planeta, está se tornando o novo padrão. Como resultado, o design sustentável está se tornando um trunfo importante para atrair os melhores talentos e promover os valores corporativos.
(Re) conectar experiências: Conectando a força de trabalho ao local de trabalho do futuro
A pandemia forçou uma experiência global de trabalhar em casa que deixou os funcionários ansiosos por uma conexão. O Relatório da JLL sobre o Futuro da Demanda Global de Escritórios mostra que 44% dos funcionários perderam a interação humana e social viabilizada pelo local de trabalho. Os espaços de trabalho também são um facilitador importante para rotinas claras de trabalho e distinções entre vidas pessoais e profissionais. Com ênfase em saúde e segurança, as organizações que promovem um senso de comunidade e criam experiências envolventes online e offline aumentarão o moral dos funcionários, a produtividade e a resiliência dos negócios a longo prazo.
O espaço de trabalho físico apresenta uma oportunidade para as organizações utilizarem seu espaço como um veículo de colaboração aprimorada, para fomentar a criatividade e reforçar a cultura da empresa. Ele também desempenha um papel na atração e retenção dos melhores talentos. Isso conduzirá intrinsecamente a um maior foco em locais de trabalho experimentais e providos de tecnologia que são melhor utilizados para reuniões colaborativas, bem como atendimento de clientes e funcionários. Em vez de simplesmente fornecer um lugar para trabalhar, isso permitirá que sua empresa e seus funcionários prosperem.
Sua empresa está preparada para prosperar em um mundo pós-pandêmico? Aprofunde-se nesses tópicos baixando o eBook completo abaixo.
Preencha este formulário para fazer o download do relatório
AVISO DE PRIVACIDADE
A Jones Lang LaSalle (JLL), com suas subsidiárias e afiliadas, é uma provedora líder global de serviços de real estate e de gestão de investimentos. Assumimos total responsabilidade em proteger seriamente as informações pessoais fornecidas.
De forma geral, as informações pessoais coletadas são para fins de tratamento das suas dúvidas.
Nós nos esforçamos para manter suas informações pessoais seguras com o nível de segurança adequado e pelo tempo que for necessário, por razões comerciais ou legais legítimas. Tais informações serão excluídas com segurança. Para saber mais sobre como a JLL processa os seus dados pessoais, por favor, consulte a nossa declaração de privacidade.