Atualize a sua estratégia de localização de tecnologia médica com nossas dicas
O local de fabricação é a base da capacidade de sucesso de sua empresa de tecnologia médica, mas uma estratégia de localização inteligente exige mais do que você imagina.
Em 2022, a Medtronic investiu US$ 65 milhões em sua terceira fábrica na Costa Rica. No mesmo ano, a Boston Scientific começou a trabalhar em uma instalação de fabricação e cadeia de suprimentos de US$ 65 milhões em Johns Creek, Geórgia, de acordo com relatórios publicados. Investimentos como esses são significativos e estratégicos para o setor da tecnologia médica e dos dispositivos médicos e têm impacto não apenas nas margens operacionais, mas também na eficiência da cadeia de abastecimento, nos custos laborais e no risco operacional.
A localização do local de fabricação pode determinar se um local escolhido influencia positivamente a receita e as margens operacionais ou cria centenas de milhões de dólares em custos recorrentes desnecessários. A localização também pode afetar o risco da cadeia de abastecimento e a disponibilidade de mão de obra qualificada, entre outros fatores.
“A estratégia de localização pode resultar em soluções altamente benéficas de longo prazo que podem apoiá-lo em períodos de instabilidade, crescimento ou declínio”, disse Matt Jackson, diretor Executivo da JLL. “Uma estratégia bem planejada pode ajudar uma organização a operar de forma eficiente e eficaz, encontrar o talento certo e expandir quando necessário.”
A estratégia de localização alinha-se aos objetivos holísticos de uma empresa de dispositivos médicos para controlar custos e tornar a cadeia de fornecimento mais ágil. Os fabricantes de dispositivos médicos estão a repensar a forma como passam do design ao produto final para mitigar as perturbações causadas pela escassez de materiais, pela agitação geopolítica e pela concorrência. Eles estão adotando metodologias enxutas, melhorando a previsão e o treinamento e trazendo parceiros da cadeia de suprimentos no início do processo de design. Externamente, eles estão considerando com mais cuidado onde serão iniciadas as novas instalações.
A cadeia de suprimentos é um dos vários critérios considerados ao selecionar um local de fabricação. Uma estratégia de localização inteligente considera a base de fornecimento, o destino dos produtos acabados, o custo e a eficiência das remessas de entrada e de saída e o impacto na rede global de operações de produção. As considerações da cadeia de abastecimento também devem ser combinadas com objetivos comerciais, operacionais, financeiros e de risco, bem como com os pontos fortes e limitações do próprio local.
Os tipos de dispositivos fabricados, o volume, a margem de lucro e a mão de obra necessária são fatores importantes no processo de avaliação para a seleção de um local. E o local mais benéfico não é necessariamente aquele com o menor custo de vida ou o imóvel mais barato. “O talento laboral representa o maior custo geograficamente variável para a maioria das empresas de tecnologia médica”, disse Shannon Curley, diretor executivo de Consultoria da JLL. “No entanto, uma estratégia de localização inteligente equilibra os benefícios financeiros de uma localização com outros fatores não financeiros e de risco.”
Pesando prioridades recorrentes
Quando um fabricante de dispositivos médicos assina um contrato de locação ou inicia a construção de uma instalação estrategicamente selecionada, ele constrói uma base para um desempenho ideal. Isenções de imposto imobiliário e de renda e incentivos comerciais específicos para locais também influenciam o desempenho. O peso dado à estratégia de localização e aos componentes de seleção do local varia de acordo com a empresa. Uma localização prospectiva pode oferecer incentivos fiscais que reduziriam significativamente os custos de produção. Mas se estiver do outro lado do globo, longe dos centros de distribuição e dos grandes clientes, esses incentivos provavelmente não compensarão os custos da cadeia de abastecimento e de logística. As empresas que pretendam realocar ou operações próximas da costa para reduzir o risco da cadeia de abastecimento, apoiar uma estratégia de inventário just-in-time e ganhar maior proximidade com os clientes de cuidados de saúde precisarão de equilibrar os custos de localização mais elevados com os benefícios da relocalização.
Melhores práticas para definir a estrtégia de localização mais adequada
Monte uma equipe multifuncional de consultoria interna e externa para conduzir o processo.
Decida como as decisões serão tomadas entre essas equipes.
Avalie e classifique quais critérios são mais importantes para o sucesso da empresa no longo prazo.
Use a tecnologia para modelar locais adequadamente com as suposições e entradas de dados corretas.
Aproveite conjuntos de dados globais e privados e análises avançadas para informar a tomada de decisão.
Conduza pesquisas de campo para locais.
Siga uma agenda detalhada para extrair o máximo de insights ao visitar o local e revisar o ambiente operacional.
Reserve tempo suficiente para executar um processo bem estruturado.
Por exemplo, uma empresa de dispositivos médicos que fabrica um grande volume de produtos descartáveis ou de uso único pode querer um local com baixos custos operacionais e acesso a uma grande força de trabalho. Uma empresa que procura um local para fabricar um baixo volume de componentes ou dispositivos complexos pode priorizar a proximidade da sua base de fornecedores, o acesso a trabalhadores altamente qualificados, instituições de ensino próximas e um ambiente estável.
Usando uma metodologia estruturada, um consultor pode ajudar os fabricantes de dispositivos médicos a avaliar as características, vantagens e limitações dos locais potenciais. Muitos consultores executam projeções através de múltiplas lentes para avaliar como essas projeções atendem aos objetivos de negócios. Por exemplo, a priorização de custos leva em conta mão de obra, energia e imóveis, acima da proximidade com centros de pesquisa acadêmica. Outra lente pode priorizar o acesso próximo aos locais de pesquisa acima dos fatores de custo.
Agora que você identificou e equilibrou suas prioridades, baixe um infográfico para considerar duas jornadas hipotéticas que impactam como e quando você fornece dispositivos e tecnologias aos prestadores de cuidados de saúde com mais rapidez.