Liderança remota via redes sociais

Lívia Lourenço, nossa gestora de Facilities, pensou em um novo formato para manter seu time conectado durante a pandemia de COVID-19.

04 de Maio de 2020

A pandemia de COVID-19 e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento social obrigaram muitos líderes a pensar em estratégias criativas de gerenciamento de equipe a distância. As videoconferências passaram a ser bastante utilizadas, assim como as plataformas de contato remoto, mas Lívia Lourenço, nossa gestora de Facilities, foi além e desenvolveu uma resposta rápida para o atual cenário.

Na tentativa de manter remotamente algo que antes era feito de forma presencial e seu time conectado e atualizado com as demandas e serviços, Lívia passou a gravar vídeos com esses conteúdos e dispará-los semanalmente, às sextas-feiras, aos colaboradores de sua equipe via WhatsApp.

“Às sextas-feiras, nós tínhamos DDS (Diálogo Diário de Segurança) com as equipes presencialmente. Eu sempre aparecia de surpresa para dar alguma orientação, uma boa notícia ou até mesmo alguns puxões de orelha. Eles se sentiam valorizados, porque sabiam que eu parava tudo para falar com eles pessoalmente. O resultado era excelente, porque a mensagem chegava do jeito que eu esperava, de uma forma humana e com respeito”, conta Lívia.

“Com a pandemia, pensei que eles não poderiam ficar sem receber as minhas mensagens. Eu preciso manter a interação das equipes, e eles precisam sentir a energia das minhas palavras. Foi aí que tive a ideia de mandar vídeos com a mesma alegria que fazia pessoalmente, reforçando os protocolos, passando novas orientações e agradecendo o empenho de todos de uma forma leve”, completa.

Apesar de bem produzidos e recheados de efeitos visuais e sonoros, os vídeos são gravados de forma bastante simples, com o celular e dentro de casa. Para Lívia, mais importante do que a produção é que a mensagem seja transmitida de forma clara e honesta, com uma dose de bom humor. 

“Faço os vídeos sozinha, com meu celular, e eles precisam ser curtos, porque são transmitidos via WhatsApp. Primeiro, penso em qual é a mensagem que quero passar. Depois, no que eles precisam ouvir, apostando sempre em um lado descontraído e natural. Adoro colocar efeitos e músicas. Eles adoram. Fica mais leve e divertido”, diz nossa gestora de Facilities.

Como são disparados às sextas-feiras, os vídeos muitas vezes resumem alguns acontecimentos da semana ou são focados em um tema. Assim, já foram divulgados mensagens de agradecimento por estarem na linha de frente neste momento de pandemia, protocolos de segurança da COVID-19, explicações técnicas de trabalho e boas notícias.

“Devemos valorizar os pequenos gestos e praticar coisas diferentes. Cada um age de uma forma quando recebe meu vídeo. Uns sem emocionam, outros se acabam na risada, outros retornam com mensagem de agradecimento. Eu trabalho com pessoas e eles se motivam a partir do momento que se sentem bem cuidados”, finaliza Lívia. 

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