Equipe Jurídica e de Compliance da JLL é reconhecida pela The Legal 500

Time integra a GC Powerlist Brazil de 2017, ranking organizado pela publicação The Legal 500, que reconhece os melhores departamentos jurídicos de empresas no Brasil.

Novembro 13, 2017

A área Jurídica e de Compliance da JLL está na GC Powerlist Brazil de 2017, ranking organizado pela publicação The Legal 500, que reconhece os melhores departamentos jurídicos de empresas no Brasil.

Há 29 anos, The Legal 500 analisa a competência de escritórios jurídicos em todo o mundo. A publicação criou novas séries e rankings, como a GC Powerlist, para reconhecer profissionais e equipes de departamentos jurídicos de empresas, que contribuem estrategicamente para o avanço dos negócios.

Para Gustavo Biagioli, diretor Jurídico e de Compliance da JLL, o crescimento das exigências de compliance nas empresas provocou uma mudança na atuação das equipes jurídicas e reforçou seu papel estratégico nas organizações. "Nesse momento da história do nosso país, marcado por inúmeros casos de corrupção que ganham repercussão mundial rapidamente, e têm arruinado negócios e causado danos irreparáveis a reputações de empresas e de suas pessoas, as organizações se deram conta de que a transparência e a postura efetivamente ética são diferenciais competitivos imprescindíveis para o sucesso dos negócios", afirma Biagioli.

Reconhecendo a importância da interação mais efetiva entre as equipes jurídicas e das demais áreas de negócios da empresa, o time Jurídico e de Compliance da JLL trabalhou para reforçar suas práticas de compliance e concentrou a atenção em seu programa de integridade, que é uma referência para o mercado global.

Em 2016, a JLL conquistou o Selo Pró-Ética, a mais importante certificação de integridade do país. O selo é uma iniciativa do Comitê Gestor da Controladoria Geral da União/ Ministério da Transparência, que reconhece publicamente e incentiva empresas que estão efetivamente comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e a quaisquer outras fraudes.

O time também trabalhou para reforçar a comunicação, buscando pró-ativamente ampliar o conhecimento sobre os processos das diversas áreas de negócios da JLL. "Fizemos diversas reuniões com as áreas para entender as dificuldades e desafios e propor soluções para a viabilização dos negócios", conta. "Também conseguimos conscientizar as pessoas sobre a necessidade e a importância de se investir tempo em mitigação de riscos e criamos políticas e padrões que permitem conduzir os negócios com governança".

A equipe Jurídica e de Compliance tem um papel fundamental em todas as fases dos negócios da JLL, seja nos processos de transações imobiliárias, de administração de condomínios, gestão de facilities ou de projetos, acompanhando desde a negociação, a assinatura de contratos e o acompanhamento durante toda a vigência dos contratos.

As estratégias para a redução de impostos para os clientes e iniciativas para aumentar a rentabilidade das áreas de negócios da JLL também estão entre as conquistas da área. Para Biagioli, essas iniciativas têm um impacto importante, porque mudam a percepção do departamento jurídico, que passa a ser visto como uma área geradora de receita, e não somente como um centro de custos.

"Estar na GC Powerlist é um reconhecimento a todo o esforço de nossa equipe em continuar buscando a excelência, e reforça o nosso compromisso em continuar fazendo das práticas éticas de negócios um valor fundamental da JLL", diz Biagioli.