JLL patrocina pavilhão virtual da COP26 que apresenta projetos sustentáveis para o futuro das cidades
Obras inspiradoras foram selecionadas por time de especialistas e projeto brasileiro se destaca entre outros 16.
A JLL foi parceira comercial do Pavilhão Virtual do Ambiente Construído na COP26, que apresentou a exposição online Build Better Now (Construa Melhor Agora, na tradução para o português). O ambiente virtual reproduziu uma exposição real, com recursos de realidade virtual, inclusive com sons, que apresentou 17 projetos de construção e sustentabilidade para inspirar a indústria do real estate.
Entre os projetos selecionados, um brasileiro se destacou. O Instituto Favela da Paz, em São Paulo, levou energia renovável para os moradores da comunidade, com ações como a instalação de microgeradores de energia solar, de aquecedores solares de água e de biodigestores que transformam lixo orgânico em gás de cozinha. Além disso, o projeto possui uma fazenda urbana de produção de alimentos orgânicos, faz reuso de água da chuva, além de promover eventos culturais para os moradores.
As inovações que a exposição virtual destacou se dividem em categorias como Métodos Modernos de Construção, Resíduos e Materiais Naturais, Retrofit, Energia Renovável, Economia Circular e Natureza e Biodiversidade, com iniciativas que restauram espécies vegetais e animais nativas.
Vitrine de obras sustentáveis na COP26
Na categoria Métodos Modernos de Construção, há as primeiras casas impressas em 3D feitas inteiramente de argila crua, unindo alta tecnologia ao uso de materiais naturais. Da mesma forma, o Centro Cultural Sara, na Suíça, uma biblioteca pública com um hotel anexo, será um dos maiores edifícios construídos em madeira quando a obra estiver concluída.
Tão impressionante quanto ele é uma escola feita totalmente de bambu na Indonésia, uma estrutura colossal que deu origem até a uma universidade do bambu, para formar profissionais especialistas no material, uma carência do setor.
Além de construções, há projetos de revitalização urbana, como o Distrito de Inovação de Milão, um bairro todo pensado para ser zero carbono, e um projeto piloto de restauração de casas históricas de 1919 na Escócia para eficiência energética e bem-estar dos moradores. Outras iniciativas com foco em residências, do Paquistão à Nova Zelândia, também fazem parte da exposição.
Os projetos servem de inspiração inclusive para outros desafios das cidades, por exemplo, como lidar com infraestruturas antigas de pontes e viadutos. É o caso do projeto das Pontes de Madeira Laminada, na Holanda, que se aplica a estruturas novas e às já existentes.
Os projetos foram selecionados por um júri composto por líderes da indústria de todo o mundo e são escalonáveis e replicáveis para inspirar a reflexão e a ação sobre o futuro das cidades.
Veja alguns dos projetos destacados na galeria de fotos:
Além da exposição Build Better Now, o Pavilhão Virtual do Ambiente Construído na COP26 também conta com uma programação de palestras e eventos.
Sobre a JLL
Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,8 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 106.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante, SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.