Comunicado de imprensa

JLL patrocina pavilhão virtual da COP26 que apresenta projetos sustentáveis para o futuro das cidades

Obras inspiradoras foram selecionadas por time de especialistas e projeto brasileiro se destaca entre outros 16.

16 de Novembro de 2021

Jéssica Panazzolo

Tecere Gestão da Comunicação
+55 11 98447 8762

A JLL foi parceira comercial do Pavilhão Virtual do Ambiente Construído na COP26, que apresentou a exposição online Build Better Now (Construa Melhor Agora, na tradução para o português). O ambiente virtual reproduziu uma exposição real, com recursos de realidade virtual, inclusive com sons, que apresentou 17 projetos de construção e sustentabilidade para inspirar a indústria do real estate.

Entre os projetos selecionados, um brasileiro se destacou. O Instituto Favela da Paz, em São Paulo, levou energia renovável para os moradores da comunidade, com ações como a instalação de microgeradores de energia solar, de aquecedores solares de água e de biodigestores que transformam lixo orgânico em gás de cozinha. Além disso, o projeto possui uma fazenda urbana de produção de alimentos orgânicos, faz reuso de água da chuva, além de promover eventos culturais para os moradores.

As inovações que a exposição virtual destacou se dividem em categorias como Métodos Modernos de Construção, Resíduos e Materiais Naturais, Retrofit, Energia Renovável, Economia Circular e Natureza e Biodiversidade, com iniciativas que restauram espécies vegetais e animais nativas.

 

Vitrine de obras sustentáveis na COP26

Na categoria Métodos Modernos de Construção, há as primeiras casas ​​impressas em 3D feitas inteiramente de argila crua, unindo alta tecnologia ao uso de materiais naturais. Da mesma forma, o Centro Cultural Sara, na Suíça, uma biblioteca pública com um hotel anexo, será um dos maiores edifícios construídos em madeira quando a obra estiver concluída.

Tão impressionante quanto ele é uma escola feita totalmente de bambu na Indonésia, uma estrutura colossal que deu origem até a uma universidade do bambu, para formar profissionais especialistas no material, uma carência do setor.

Além de construções, há projetos de revitalização urbana, como o Distrito de Inovação de Milão, um bairro todo pensado para ser zero carbono, e um projeto piloto de restauração de casas históricas de 1919 na Escócia para eficiência energética e bem-estar dos moradores. Outras iniciativas com foco em residências, do Paquistão à Nova Zelândia, também fazem parte da exposição.

Os projetos servem de inspiração inclusive para outros desafios das cidades, por exemplo, como lidar com infraestruturas antigas de pontes e viadutos. É o caso do projeto das Pontes de Madeira Laminada, na Holanda, que se aplica a estruturas novas e às já existentes.

Os projetos foram selecionados por um júri composto por líderes da indústria de todo o mundo e são escalonáveis e replicáveis para inspirar a reflexão e a ação sobre o futuro das cidades.

Veja alguns dos projetos destacados na galeria de fotos:

 

 

Além da exposição Build Better Now, o Pavilhão Virtual do Ambiente Construído na COP26 também conta com uma programação de palestras e eventos


 
Sobre a JLL

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 95 mil pessoas em todo o mundo em 30 de setembro de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com