JLL prevê que taxa de vacância deva chegar a 23% até o fim de 2020

Projeção é de que haja reavaliações e devoluções de espaços de escritórios em São Paulo.

10 de Julho de 2020

O mercado de imóveis de escritórios em São Paulo deve enfrentar uma maior taxa de vacância em 2020. Projeções realizadas pela JLL apontam que o índice deve atingir 23% na cidade, 2,2 p.p. a mais do que em 2019, que fechou em 20,8%.

Segundo o relatório de mercado de escritórios de alto padrão da JLL do primeiro trimestre de 2020, a vacância era de 19,3% e a disponibilidade de apenas 13,6%, considerando locações que eram previstas para acontecer ao longo deste ano. Contudo, a pandemia de COVID-19 alterou o panorama, impondo às empresas a necessidade de reavaliar seus espaços em vista da adoção maciça ao trabalho remoto e do distanciamento social necessário para o retorno ao trabalho presencial.

Ainda há incertezas sobre como o processo de reentrada acontecerá. Há empresas que já anunciaram o retorno ao escritório apenas no início de 2021, mas também existem aquelas que planejam uma volta gradual no próximo semestre, já adaptando o escritório para receber seus funcionários. 

Série histórica e prevista para 2020

Impactos em 2021

As projeções são de que esta movimentação tenha impactos também em 2021. Com a postergação de locações e com a previsão do aumento das devoluções de escritórios, a vacância na cidade tende a aumentar em 2020, assim como a disponibilidade de espaço na cidade. Há devoluções que só serão contabilizadas no calendário de 2021, devido ao período de aviso prévio e desmobilização.

O aumento de disponibilidade na cidade pode ser uma boa oportunidade para empresas repensarem sua ocupação e avaliarem seus contratos buscando melhores condições comerciais com preços que tendem a cair, à medida que a vacância sobe na cidade.


Sobre a JLL

Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,8 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 108.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante, SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.