JLL prevê que taxa de vacância deva chegar a 23% até o fim de 2020

Projeção é de que haja reavaliações e devoluções de espaços de escritórios em São Paulo.

10 de Julho de 2020

O mercado de imóveis de escritórios em São Paulo deve enfrentar uma maior taxa de vacância em 2020. Projeções realizadas pela JLL apontam que o índice deve atingir 23% na cidade, 2,2 p.p. a mais do que em 2019, que fechou em 20,8%.

Segundo o relatório de mercado de escritórios de alto padrão da JLL do primeiro trimestre de 2020, a vacância era de 19,3% e a disponibilidade de apenas 13,6%, considerando locações que eram previstas para acontecer ao longo deste ano. Contudo, a pandemia de COVID-19 alterou o panorama, impondo às empresas a necessidade de reavaliar seus espaços em vista da adoção maciça ao trabalho remoto e do distanciamento social necessário para o retorno ao trabalho presencial.

Ainda há incertezas sobre como o processo de reentrada acontecerá. Há empresas que já anunciaram o retorno ao escritório apenas no início de 2021, mas também existem aquelas que planejam uma volta gradual no próximo semestre, já adaptando o escritório para receber seus funcionários.

Série histórica e prevista para 2020

Impactos em 2021

As projeções são de que esta movimentação tenha impactos também em 2021. Com a postergação de locações e com a previsão do aumento das devoluções de escritórios, a vacância na cidade tende a aumentar em 2020, assim como a disponibilidade de espaço na cidade. Há devoluções que só serão contabilizadas no calendário de 2021, devido ao período de aviso prévio e desmobilização.

O aumento de disponibilidade na cidade pode ser uma boa oportunidade para empresas repensarem sua ocupação e avaliarem seus contratos buscando melhores condições comerciais com preços que tendem a cair, à medida que a vacância sobe na cidade.

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 92 mil pessoas em todo o mundo em 30 de junho de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com