JLL promove 3º Encontro de Diversidade & Inclusão e debate a importância de uma liderança inclusiva

Evento online contou com a participação de líderes da empresa, que analisaram o impacto da pandemia de COVID-19 nas relações de trabalho e formas de tornar o ambiente corporativo mais diverso e inclusivo.

02 de Outubro de 2020

Em épocas de crises e grandes incertezas, como vivida atualmente em decorrência da pandemia de COVID-19, o papel da liderança é fundamental para que as pessoas continuem engajadas e em pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que as empresas são desafiadas a encontrar novas formas de trabalhar. Para discutir o tema e as consequências do cenário atual no ambiente corporativo, a JLL promoveu o seu 3º Encontro de Diversidade & Inclusão.

Apresentado por Washington Botelho (Division President LatAm da JLL), o evento online foi conduzido por Ana Bavon (sócia-fundadora da B4 People) e contou com as participações de Alessandra Osiro (diretora Operacional de Transações da JLL), Luís Ronca (COO LatAm de Corporate Solutions da JLL), e Pedro Freire (diretor de Hotéis & Hospitalidade da JLL), além de Fábio Maceira (CEO Brasil da JLL), responsável pelo encerramento.

Ao longo do encontro, foram abordados diversos aspectos envolvendo a liderança e o papel das empresas na relação com seus colaboradores. Iniciativas que vão desde promover uma cultura colaborativa e de pertencimento, até ações mais simples, como se mostrar disponível para conversar e entender o que essa pessoa está sentindo e vivenciando, seja na esfera profissional ou pessoal, fazem a diferença.

“As pessoas precisam se enxergar dentro da empresa e vislumbrar um objetivo comum. Hoje, é importante buscar um lugar com propósito, que ao fim do dia traga uma satisfação por estar fazendo parte. E a diversidade nos permite ter um resultado melhor. Se você conta com um grupo homogêneo, as perspectivas, olhares e respostas serão sempre as mesmas. Com um grupo diverso, as soluções são sempre diferentes e isso é saudável”, analisou Alessandra Osiro.

“O espírito de fazer parte de uma equipe só, no caso, de uma única JLL, é extremamente importante. Durante a pandemia, isso se tornou um desafio, porque todos estão separados fisicamente. O escritório tem o papel de agregar, de fazer com que todos se sintam mais incluídos e parte importante da empresa”, completou Pedro Freire.

Um ponto comentado pelos participantes como uma característica fundamental para uma liderança eficiente com todos os funcionários foi a necessidade de uma comunicação eficiente. De acordo com Luís Ronca, COO LatAm de Corporate Solutions da JLL, entender cada pessoa, cada equipe e saber a forma como abordá-las da melhor maneira faz a diferença para que todas as pessoas se sintam incluídas.

“Compartilhar melhores práticas e resultados de serviços que estão funcionando são importantes, ainda mais neste período de pandemia. Ações com líderes, com pessoas que possivelmente atuam em contratos de clientes e estão inseridas em uma outra cultura organizacional, entendendo o âmbito pessoal dos colaboradores, é importante”, explicou.

Ao final do encontro, Fábio Maceira, CEO Brasil da JLL, comentou sobre a importância de empresas e gestores exercerem uma liderança inclusiva, apontando, inclusive, para a diferença de eventos como o próprio Encontro de D&I da JLL. “Confesso que estou arrepiado, não pelo frio, mas pelo que eu ouvi aqui”, comentou.

Portanto, é fundamental que as pessoas se sintam apoiadas e seguras, sobretudo em seu trabalho. O bem-estar, a empatia e o senso de pertencimento se tornaram temas centrais nesta nova realidade, na qual a liderança exerce um papel vital. “Diversidade é importante, mas é a inclusão que faz a diferença”, pontuou Washington Botelho, Division President LatAm da JLL.

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 18 bilhões em 2019, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de aproximadamente 93 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de junho de 2020). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de cerca de 900 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences. Para mais informações, visite o site da JLL Brasil,  jll.com.br