Rio de Janeiro tem queda na taxa de vacância dos escritórios de alto padrão

Cidade registra absorção líquida positiva, aponta estudo da JLL.

10 de Agosto de 2021

A taxa de vacância dos escritórios de alto padrão do Rio de Janeiro registrou queda no 2º trimestre de 2021, fechando em 39,3%, de acordo com o estudo First Look realizado pela JLL. A variação é de 1,3 p.p. em relação ao período anterior.

A absorção líquida foi positiva em 24,6 mil m², com preços médios na cidade em leve queda de 2,1%, no patamar de R$ 81,54. O setor financeiro foi responsável por 52% das locações no período, seguido pela Saúde e por Serviços Digitais, ambos com 12%, e Construção e Serviços Especializados, com 10%. O Banco do Brasil absorveu mais de 9 mil m² no Centro da cidade, no edifício Ventura Corporate Towers.

Para os próximos trimestres estão previstas 8 pré-locações, que somam mais de 41 mil m². A região do Porto Maravilha deve ter cerca de 12 mil m² ocupados pela Enel no AQWA Corporate - Torre 1 e o Barra Trade Prime, na Barra da Tijuca, deve ter 7 mil m² absorvidos pelo Senai.

Para Yara Matsuyama, diretora de Locação para a Divisão de Escritórios da JLL, o cenário na capital carioca é positivo. “O Rio de Janeiro enfrentava um mercado mais ajustado em termos de ocupação há algum tempo. Agora, está conseguindo bons índices com retomada das absorções e sem registrar entrega de novo estoque. Esse contexto favorece a queda contínua na vacância”, explica a executiva.

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 92 mil pessoas em todo o mundo em 30 de junho de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com