Taxa de vacância de mercado de condomínios logísticos de alto padrão segue em queda

Expectativa é de absorção bruta recorde, aponta estudo da JLL.

10 de Agosto de 2021

O mercado de condomínios logísticos de alto padrão no Brasil segue aquecido. Segundo pesquisa First Look realizada pela JLL, a taxa de vacância segue registrando queda no 2º trimestre de 2021, atingindo índice de 12,87% - 1,04 p.p. inferior ao início do ano.

O desempenho se deve à absorção líquida de 426 mil m² do período, que contou com grandes negociações em todo o país. O Mercado Livre locou 75 mil m² em Extrema (MG), a Magulu registrou ocupações em Barueri (SP), Jundiaí (SP) e em Gravataí (RS), que, somadas, ultrapassam os 80 mil m². Na Bahia, o Atakarejo absorveu uma área de 12 mil m². No Amazonas, a Solution 2 Go ocupou 22 mil m².

Mais estoque, mais locações

No 2º trimestre, foram entregues cerca de 395 mil m² de condomínios logísticos de alto padrão. A perspectiva é de que mais de 1,6 milhão de m² seja entregue em 2021, o maior volume dos últimos 5 anos. Segundo a pesquisa da JLL, desde 2020, 43,9% do estoque foi lançado com locações já acordadas.

O ritmo acelerado do mercado deve permanecer. A expectativa é de que a absorção bruta seja recorde, ultrapassando os 2,6 milhões de m² ocupados em 2020. A taxa de vacância deve permanecer em manutenção, com preços estáveis até o final do ano.

Acesse o First Look Industrial do 2º trimestre de 2021 aqui.