Webinar debate como planejar os locais de trabalho no cenário pós-pandemia

Roberta Hodara, especialista em Workplace & Change Management da JLL, participou do evento promovido pela John Richard e abordou alternativas para o futuro dos espaços corporativos.

31 de Julho de 2020

Como planejar os espaços de trabalho considerando as necessidades dos usuários, as oportunidades, a cultura organizacional e o comportamento humano no cenário pós-pandemia? Para debater o tema, Roberta Hodara, especialista em Workplace & Change Management da JLL, foi convidada para participar do webinar “Como será o workplace depois que tudo isso passar”.

“Agora, temos a oportunidade de calibrar melhor a questão do escritório e do home office. Qualquer decisão definitiva neste momento é precipitada.” 

Roberta Hodara, Especialista em Workplace & Change Management, JLL

Promovido pela John Richard, o evento foi apresentado por Paôla Carmem, líder de Negócios da John Richard, e ainda contou com a participação de Douglas Pacífico, diretor de Facilities da Robert Bosch.

No webinar, os convidados abordaram o desafio que envolve o retorno aos escritórios, seguindo as recomendações de distanciamento e uma nova realidade imposta pela COVID-19, e as oportunidades geradas pela pandemia para reimaginar os espaços e o futuro do trabalho. 

“A tendência do trabalho remoto estava acontecendo. Com a pandemia, tudo se acelerou e o cenário obrigou todo o mundo a se adaptar rapidamente. Agora, o momento é de analisar perspectivas”, comentou Roberta Hodara. 

Projetando a retomada, uma das questões mais presentes é o futuro dos escritórios. Para a especialista em Workplace & Change Management da JLL, o espaço físico segue desempenhando um papel fundamental na promoção da cultura da empresa e na socialização entre os funcionários.

“Um estudo realizado pela JLL deixou mais claro para nós que o principal motivo para as pessoas desejarem voltar ao escritório é a possibilidade de socializar com os colegas e trocar experiências. Virtualmente isso é possível, mas não no nível presencial”, disse.

“Existe uma questão importante de comportamento pensando no futuro do trabalho. A gente quer fazer a gestão da nossa vida pessoal e profissional ao mesmo tempo. A flexibilidade e a gestão por parte dos líderes são questões importantes a serem consideradas, e as empresas precisam analisar essa necessidade, enxergando isso como um novo comportamento, parte do novo normal”, finalizou Roberta.  

Assista ao webinar na íntegra:


Sobre a JLL

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 18 bilhões em 2019, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de aproximadamente 93 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de junho de 2020). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de cerca de 900 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences. Para mais informações, visite o site da JLL Brasil,  jll.com.br