Inovação em tecnologia assegura vantagem competitiva no mercado imobiliário
Conheça alguns diferenciais da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL.
Como uma empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário, a JLL se antecipa às tendências e possui soluções que trazem vantagem competitiva para seus clientes e para seu próprio negócio.
Um dos diferenciais da empresa é o uso de plataformas online para:
- agilizar a compra de commodities e serviços;
- facilitar a gestão da manutenção predial;
- organizar a parte jurídica (documental e de contratos);
- automatizar a gestão financeira.
“O mercado imobiliário ainda é muito tradicional e há um grande potencial para adoção de novas tecnologias. É um movimento que não tem mais volta, e precisamos estar atualizados”, diz Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL.
O executivo explica que o principal objetivo dos sistemas é organizar dados e transformá-los em informação útil para o dia a dia. “Isso traz ganhos para toda a cadeia, principalmente credibilidade das informações e maior agilidade e eficiência nos serviços e na gestão”, declara.
Conheça um pouco mais das tecnologias adotadas pela JLL no mercado imobiliário e veja como podem ajudar o seu negócio:
- Plataforma de compra de commodities e serviços: a JLL já usava um sistema para compra de
commodities como material de escritório e itens de papelaria, mas percebeu que o maior volume
era de contratação de serviços, como limpeza e manutenção. Nos últimos três anos, esse passou
a ser o foco da plataforma. Fornecedores podem se cadastrar para participar de concorrências e
são divididos por microrregiões.
“Assim, é possível compartilhar equipamentos e até profissionais entre os empreendimentos de uma mesma área, o que proporciona redução de custos e melhoria nos serviços. É bom para os fornecedores e para os clientes”, afirma Martins.
- Plataforma de gestão da manutenção: a ferramenta padroniza informações de diferentes
empreendimentos, permitindo comparar dados de consumo, custos, tempo de resposta para
ordens de serviço, entre outros. A maior facilidade é que tudo fica acessível no smartphone.
“Essa ferramenta está preparada para auxiliar nas vistorias técnicas e de infraestrutura feitas para nossos clientes e para o mercado, agilizando em 60% o fechamento dos nossos relatórios”, calcula o diretor de Gerenciamento de Propriedades.
- Plataforma de automatização do jurídico: visa a organizar a parte documental e de contratos,
ordenando as solicitações para a área jurídica. É possível ter acesso a documentos como contratos
e certificados e ainda medir a eficiência do trabalho do departamento, acompanhando o quanto
cada contrato demandou da área.
- Automatização do financeiro: o sistema traz dados de orçamento, inadimplência, contas a pagar,
entre outros, além de permitir comparações de histórico e deixar disponível algumas informações
para o síndico, como boletos, no smartphone.
“A plataforma também está preparada para ajudar com a projeção do budget do próximo ano, análise das distorções com ‘flags’ de advertência, comparativos por faixa e tipos de imóveis parecidos. No futuro, teremos benchmarking para tudo e as plataformas estarão interligadas. Com isso, serão gerados gráficos comparativos do que for solicitado, auxiliando em muito a gestão da JLL”, pontua Martins.
Grupos de evolução com foco em inovação
São várias as iniciativas dentro da JLL para manter a empresa e seus profissionais atualizados, em linha com as tendências de gestão de organizações inovadoras. Há grupos de evolução que envolvem diversos temas, como auditoria, manual operacional, sustentabilidade e análise de risco, para discutir possíveis melhorias na operação.
Na área de Gerenciamento de Propriedades, um desses grupos reúne jovens profissionais para pensar nos gargalos e debater possíveis soluções, e outro, de planejamento estratégico, participa de eventos externos de startups e inovação.
Atento às inovações, Fábio Martins vislumbra “um horizonte com muito potencial” para a JLL
“Não podemos ter medo de errar. Esse é o espírito da JLL. O ano de 2018 foi desafiador, mas vemos um horizonte com muito potencial. Com essas inovações, saímos na frente para entregar aos clientes mais facilidade e qualidade nos serviços”, diz Martins.