Reportagem

Inovação em tecnologia assegura vantagem competitiva no mercado imobiliário

Conheça alguns diferenciais da área de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

10 de Janeiro de 2019

Como uma empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário, a JLL se antecipa às tendências e possui soluções que trazem vantagem competitiva para seus clientes e para seu próprio negócio.

Um dos diferenciais da empresa é o uso de plataformas online para:

  • agilizar a compra de commodities e serviços;
  • facilitar a gestão da manutenção predial;
  • organizar a parte jurídica (documental e de contratos);
  • automatizar a gestão financeira.

“O mercado imobiliário ainda é muito tradicional e há um grande potencial para adoção de novas tecnologias. É um movimento que não tem mais volta, e precisamos estar atualizados”, diz Fábio Martins, diretor de Gerenciamento de Propriedades da JLL.

O executivo explica que o principal objetivo dos sistemas é organizar dados e transformá-los em informação útil para o dia a dia. “Isso traz ganhos para toda a cadeia, principalmente credibilidade das informações e maior agilidade e eficiência nos serviços e na gestão”, declara.

Conheça um pouco mais das tecnologias adotadas pela JLL no mercado imobiliário e veja como podem ajudar o seu negócio:

  • Plataforma de compra de commodities e serviços: a JLL já usava um sistema para compra de
    commodities como material de escritório e itens de papelaria, mas percebeu que o maior volume
    era de contratação de serviços, como limpeza e manutenção. Nos últimos três anos, esse passou
    a ser o foco da plataforma. Fornecedores podem se cadastrar para participar de concorrências e
    são divididos por microrregiões.

“Assim, é possível compartilhar equipamentos e até profissionais entre os empreendimentos de uma mesma área, o que proporciona redução de custos e melhoria nos serviços. É bom para os fornecedores e para os clientes”, afirma Martins.

  • Plataforma de gestão da manutenção: a ferramenta padroniza informações de diferentes
    empreendimentos, permitindo comparar dados de consumo, custos, tempo de resposta para
    ordens de serviço, entre outros. A maior facilidade é que tudo fica acessível no smartphone.

“Essa ferramenta está preparada para auxiliar nas vistorias técnicas e de infraestrutura feitas para nossos clientes e para o mercado, agilizando em 60% o fechamento dos nossos relatórios”, calcula o diretor de Gerenciamento de Propriedades.

  • Plataforma de automatização do jurídico: visa a organizar a parte documental e de contratos,
    ordenando as solicitações para a área jurídica. É possível ter acesso a documentos como contratos
    e certificados e ainda medir a eficiência do trabalho do departamento, acompanhando o quanto
    cada contrato demandou da área.
  • Automatização do financeiro: o sistema traz dados de orçamento, inadimplência, contas a pagar,
    entre outros, além de permitir comparações de histórico e deixar disponível algumas informações
    para o síndico, como boletos, no smartphone.

“A plataforma também está preparada para ajudar com a projeção do budget do próximo ano, análise das distorções com ‘flags’ de advertência, comparativos por faixa e tipos de imóveis parecidos. No futuro, teremos benchmarking para tudo e as plataformas estarão interligadas. Com isso, serão gerados gráficos comparativos do que for solicitado, auxiliando em muito a gestão da JLL”, pontua Martins.

Grupos de evolução com foco em inovação

São várias as iniciativas dentro da JLL para manter a empresa e seus profissionais atualizados, em linha com as tendências de gestão de organizações inovadoras. Há grupos de evolução que envolvem diversos temas, como auditoria, manual operacional, sustentabilidade e análise de risco, para discutir possíveis melhorias na operação.

Na área de Gerenciamento de Propriedades, um desses grupos reúne jovens profissionais para pensar nos gargalos e debater possíveis soluções, e outro, de planejamento estratégico, participa de eventos externos de startups e inovação.

Atento às inovações, Fábio Martins vislumbra “um horizonte com muito potencial” para a JLL

“Não podemos ter medo de errar. Esse é o espírito da JLL. O ano de 2018 foi desafiador, mas vemos um horizonte com muito potencial. Com essas inovações, saímos na frente para entregar aos clientes mais facilidade e qualidade nos serviços”, diz Martins.