Equilíbrio marca cenário dos escritórios de alto padrão nas regiões mais nobres de São Paulo | 2T 2019
Baixe o relatório First Look Escritórios Classe AA&A - São Paulo.
O mercado de escritórios de alto padrão apresenta neutralidade entre os interesses de proprietários e inquilinos no segundo trimestre de 2019 nas regiões mais nobres da capital paulista, de acordo com a pesquisa First Look realizada pela equipe de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL. Faria Lima, Vila Olímpia e JK, que compõem parte do eixo das regiões primárias e possuem disponibilidade abaixo de 10%, já mostram tendência pró-proprietário, enquanto as demais regiões, com maior disponibilidade comercial, permanecem em neutralidade ou pró-inquilino.
Em novos negócios, o destaque ficou com a região Berrini/Chucri, que representou 32% da movimentação de mercado. O eixo Berrini/Chucri, Chácara Santo Antônio e Marginal Sul teve crescimento de quase três vezes na absorção líquida – diferença entre os espaços ocupados e vagos – do período.
Entre os segmentos, o financeiro (34%) e o de saúde (13%) foram os que mais locaram espaços no ano de 2019. Esses segmentos devem continuar crescendo no segundo semestre e, consequentemente, elevarão a taxa de ocupação.
Preço de locação e vacância
Apesar de previsão inicial de alta, o preço médio de locação teve retração de 1,2%, atingindo R$ 88/m². Para o setor de Pesquisa e Inteligência de Mercado da JLL, não devem ocorrer alterações expressivas nos próximos meses.
A mesma constância deve ser observada na taxa de vacância. A tendência é de queda até o final do ano, chegando a 22,4%, isto é, cedendo 0,6 ponto percentual da atual, de 23%.