Mercado de condomínios logísticos segue com indicadores positivos | 3T2023
Empreendimentos com selos verdes valorizam mercado brasileiro, capturando mais preço e menor taxa de vacância.
O mercado brasileiro de galpões logísticos vive um bom momento desde 2019. Nesse cenário, um tipo de empreendimento tem ganhado cada vez mais destaque: os green buildings. Ou seja, edificações que atendem a critérios de sustentabilidade e, por isso, conquistam certificações de desempenho. De acordo com pesquisa realizada pela JLL, galpões que se enquadram nessa modalidade possuem menor vacância e conseguem capturar maior preço por metro quadrado do que os demais.
Enquanto a taxa de vacância dos empreendimentos regulares no Brasil é de 10,4%, os galpões certificados por sua performance sustentável têm índice de 5,5%. Em São Paulo, que concentra o maior volume de empreendimentos da modalidade, essa diferença é ainda maior.
Trimestre agitado
O estudo da JLL aponta também que o 3º trimestre do ano foi agitado, registrando importantes negociações em todo o Brasil. A taxa de vacância no país permaneceu estável, com leve queda de 0,1 p.p.. Foram registrados 1 milhão m² de absorção bruta, em um período caracterizado pela maior entrega de novo estoque do ano.