Mercado de galpões logísticos tem ótimo desempenho e São Paulo reafirma destaque | 4T2023
Estado teve recorde de absorção bruta e deve continuar atraindo ocupantes em 2024.
O mercado de galpões logísticos tem acumulado anos consecutivos de bom desempenho e em 2023 não foi diferente. De acordo com o relatório First Look, realizado pela JLL, esse segmento acumulou absorção bruta de quase 4 milhões de m² e absorção líquida de 2 milhões de m².
Boa parte dessas negociações aconteceu no Estado de São Paulo, que registrou recorde de volume locado no ano. No 4º trimestre, por exemplo, SP foi responsável por 66% do desempenho da absorção líquida nacional. “São Paulo nunca deixou de ser um polo importante e o maior mercado de galpões logísticos do Brasil. Nos últimos tempos, no entanto, ganhou a competição de estados próximos como Minas Gerais e Espírito Santo. Agora, com mudanças nas regulamentações de tributação, seu protagonismo tem se reacendido com os empreendimentos paulistas voltando a concentrar o interesse dos ocupantes”, analisa André Romano, gerente de Industrial, Logística e Data Center da JLL.
Os bons ventos de 2024
O levantamento da JLL aponta que 2024 deve continuar agitado. A expectativa é que mais de 2 milhões de m² em novos empreendimentos sejam entregues ao longo do ano, 27% em São Paulo e 29% em Minas Gerais, especialmente na região de Extrema.
Com a expectativa de absorção líquida positiva, espera-se que haja manutenção da taxa de vacância e do preço médio pedido no país. “Observamos que o mercado tem amadurecido cada vez mais em direção a um equilíbrio”, finaliza o especialista da JLL.