Rio de Janeiro tem ascensão no mercado imobiliário de escritórios | 4T 2019
Índices indicam recuperação, e perspectiva para 2020 é positiva
O
mercado de escritórios do Rio de Janeiro fechou 2019 com crescimento dos índices e melhora no desempenho geral. Segundo o estudo First Look, as ocupações nos edifícios de alto padrão aumentaram mais de 59 mil m² no ano passado. Assim, a taxa de vacância apresentou queda de 3,9 p.p., com ênfase para as regiões do Porto Maravilha e da Orla.
O quarto trimestre de 2019 marcou o recorde do ano na absorção bruta, com 75 mil m². As ocupações tiveram volume significativo, contribuindo para elevação do índice em 66,5% se comparado ao trimestre anterior. Uma das movimentações de destaque é a conclusão da ocupação no PortCorporate, na região do Porto Maravilha, pelo Bradesco.
Para Evie Kempf, gerente de Negócios Imobiliários da JLL, a ascensão significativa do mercado carioca se deve a um cenário competitivo. “Os proprietários tornaram-se mais flexíveis nas negociações para garantir a ocupação dos espaços”, explica.
Os setores Financeiro, Petróleo & Energia e Química & Petroquímica foram responsáveis por 55% do volume de negociações. “As transações foram realizadas por empresas que já fazem parte do mercado, e não por novas instituições. Ou seja, a ocupação se deu pela movimentação de grandes companhias”, destaca Evie.
Em 2020, a expectativa é de que as movimentações se intensifiquem, impulsionando queda na vacância e crescimento da absorção. “A perspectiva é que o Porto Maravilha continue recebendo atenção e seja palco de novas negociações importantes”, destaca a especialista.