Reportagem

Diversidade traz benefícios para as empresas e seus colaboradores

Inovação, criatividade, melhora do desempenho financeiro, maior produtividade e valorização da imagem empresarial são benefícios da diversidade e inclusão dentro das empresas.

15 de Junho de 2016

Responsável pelo programa de Diversidade e Inclusão da JLL no Brasil, Thays Toyofuku aponta  que, ao verem as diferenças como oportunidades ao invés de barreiras, as empresas usufruem de todo o potencial de seus colaboradores, tornando-as mais competitivos e proporcionando diversos benefícios, como a inovação e criatividade, melhor desempenho financeiro, maior produtividade e valorização da imagem empresarial.

É sobre esses benefícios que vamos falar agora, nesta entrevista com Thays.

Por que você diz que inovação e criatividade são benefícios?

Thays Toyofuku – Equipes formadas por diferentes pessoas estimulam a inovação e criatividade, proporcionando diferenciais competitivos para as empresas, uma vez que possibilitam desenvolver novos produtos e serviços, além de garantir que estes respeitem a cultura de seus clientes.
Em 2011, a revista Forbes realizou um estudo com 321 grandes empresas globais, de pelo menos US$ 500 milhões em receita anual, no qual 85% concordaram ou concordaram fortemente que a diversidade é crucial para promover a inovação em sua força de trabalho.

Outro benefício é a melhora do desempenho financeiro. Mas qual é a relação entre diversidade e desempenho financeiro?

Thays Toyofuku – Embora a correlação entre diversidade e melhor desempenho financeiro não se traduza automaticamente, diversos estudos apontam que as empresas que se comprometem em ter lideranças diversificadas apresentam melhor performance. Em 2015, a consultoria McKinsey divulgou uma pesquisa com 366 empresas públicas de diversos segmentos no Canadá, na América Latina, no Reino Unido e nos Estados Unidos, na qual concluiu que empresas que incentivam a diversidade de gênero e raça estão mais propensas a ter retorno financeiro acima da média nacional de sua indústria, em 15% e 35% respectivamente.

E a diversidade promove uma maior produtividade?

Thays Toyofuku – A valorização da diversidade contribui para um clima positivo e mais tolerante, estimulando a cooperação e a sinergia entre os colaboradores em torno de seus objetivos comuns. Outro estudo, realizado em 2015 pelo Hay Group no Brasil com 170 empresas brasileiras e publicado na revista Harvard Business Review, apontou que nos locais onde a diversidade é reconhecida e praticada, a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas demais organizações. Além disso, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas responsabilidades formais do que nas empresas em que esse ambiente não é incentivado. A pesquisa revelou também que líderes e funcionários motivados possuem desempenho 50% maior do que os demais. De acordo com uma análise dos últimos cinco anos de pesquisa de clima do mercado realizada pelo Hay Group, entre os anos de 2010 a 2014, as empresas com funcionários mais motivados tiveram sua receita líquida crescendo de quatro a cinco vezes mais em comparação com as outras.

E também é um benefício para a empresa a valorização da sua imagem empresarial…

Thays Toyofuku – Sim. Empresas que projetam uma imagem de valorização da diversidade e de responsabilidade social tendem a ser mais valorizadas pelos consumidores. Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Akatu, em 2012, revelou que 53% dos consumidores concordam que as empresas devem ir além do que é exigido pelas leis, buscando gerar mais benefícios à sociedade. E, ao serem questionados sobre as práticas de Responsabilidade Social Empresarial, 37% dos entrevistados consideraram essencial manter programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas com deficiência, visando a promover a igualdade de oportunidades.