Metaverso é um caminho natural e de grandes oportunidades para o mercado imobiliário
Transformação digital proporciona experiências reimaginadas que serão fundamentais para o avanço do segmento.
Cada vez mais comentado em discussões do dia a dia, o metaverso poderá se tornar um caminho tanto para aqueles que sonham em poder viver nele quanto para quem planeja gerar valor a partir de um ativo digital. Nesse cenário em constante evolução e impulsionado pela transformação digital, o mercado imobiliário e a construção civil também encontram uma oportunidade para se reinventar.
Durante o “1° Workshop: Transformação Digital”, promovido pelo Enredes, diversos especialistas do setor imobiliário abordaram assuntos que são tendência na construção civil mundial, como Metaverso, Blockchain e Tokenização imobiliária, Inteligência artificial com captura de processamento de imagens, 5G e infraestrutura tecnológica empresarial, e BIM.
Da web 1.0 aos dias de hoje, a tecnologia vem ganhando cada vez mais relevância na vida de todos nós. Hoje, na web 3.0, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial. O Brasil é o terceiro país nesse ranking, com 150 milhões de pessoas conectadas em algum aplicativo por mais de três horas diárias. O próximo capítulo dessa jornada de inovação é a disseminação de ambientes virtuais e intuitivos, onde todos colaboram em busca de, entre outras coisas, conhecimento e diversão.
O metaverso proporciona a imersão digital para muitas atividades rotineiras que realizamos. Em sua base, estão sistemas interativos de inteligência artificial e o significativo avanço da computação quântica, distribuídos nas sete camadas do metaverso – da infraestrutura até a experiência do usuário. Apple, Meta, Amazon e centenas de empresas disputam espaço nesse competitivo ecossistema de inovação tecnológica.
Trazendo para o contexto imobiliário, hoje já observamos a inteligência artificial e a IoT alavancando a eficiência das propriedades, inclusive as gerenciadas pela JLL, e proporcionando mais colaboração e satisfação aos funcionários. Na etapa de projetos e obras, desenhos em 3D e 4D modelados em BIM permitem melhor compatibilização e operação por meio de realidade aumentada, além de visitas às obras, que podem ser realizadas a distância. O mesmo pode acontecer em transações imobiliárias, com experiências virtuais aos imóveis que clientes desejam comprar, vender ou alugar.
Alguns exemplos já estão em operação em um modelo híbrido, em que a realidade virtual se mistura com o nosso dia a dia. Daqui para a frente, vamos observar cada vez mais empresas presentes em cenários multidimensionais, fortalecendo suas marcas, proporcionando experiências e fazendo negócios.
Existem diversos tópicos que podem ser abordados ainda, como os casos das startups Upland, Decentraland e Sandbox, que, juntas, possuem mais de 10 milhões de usuários registrados e negociam terrenos virtuais. O mundo está rodeado de possibilidades, e cabe a nós compreendermos como reinventar os negócios para acompanhar a constante transformação digital.