Pontos de vista

O que os clientes estão perguntando sobre emissões de carbono em data centers

Data centers alugados estão recebendo mais questionamentos sobre emissão de carbono — veja o porquê e como respondê-los.

Em todas as indústrias, empresas estão pressionando cada vez mais seus fornecedores para reduzir as emissões de carbono e melhorar seus relatórios de sustentabilidade. Sabendo como medir, gerir e reportar de forma eficiente suas emissões, você pode ajudar nas metas climáticas de seus clientes e aumentar sua fidelização.

Se você está recebendo cada vez mais perguntas sobre as emissões em Colocation (data centers alugados), você não está só. À medida que as empresas elevam seus esforços para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, elas também pressionam cada vez mais os seus fornecedores. Abaixo, respondemos a três perguntas que podem estar na sua mente no momento de responder aos questionamentos de sustentabilidade de seus clientes.

Por que os clientes estão dando cada vez mais importância para as suas emissões?

As empresas estão sob crescente pressão de investidores, funcionários e clientes para alcançar altos padrões de sustentabilidade e, como resultado, estão pedindo que seus fornecedores as ajudem a atingir as metas de emissões de gases.

Espera-se que essa pressão aumente, já que várias companhias estão assumindo ambiciosos compromissos ambientais, uma tendência que inclusive se acelerou no último ano.

No fim de 2020, mais de 1.000 empresas líderes se comprometeram em atingir os Science Based Targets, o que quase dobrou o total de organizações que assumiram este compromisso. A Science Based Targets Initiatives é uma organização que responsabiliza empresas para que elas estejam alinhadas às metas do Acordo de Paris, limitando o aumento da temperatura global em até 1,5 graus Celsius — uma meta que especialistas dizem ser crucial para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

Para atingir essa ambiciosa meta, seus clientes precisam não apenas reduzir suas emissões diretas, como também todas as emissões indiretas correspondentes a sua cadeia de valor. Tendo em vista que data centers são fontes significativas de emissões, é natural que seus clientes estejam recebendo mais questionamentos e pedindo que você reporte em suas RFPs (Request For Proprosals) e negociações contratuais o seu progresso na redução de emissões.

Para ajudar a sustentar os negócios a longo prazo e manter esses importantes clientes satisfeitos, é hora de estabelecer uma estratégia e executar um plano de ação para reduzir as emissões em suas operações.

Escopo 1, 2 e 3 de emissões de gases do efeito estufa: qual é a diferença?

Para fins de transparência, o primeiro passo é entender os três principais escopos de gases causadores do efeito estufa, ou seja, as categorias para rastrear as emissões com base no combustível e no uso comercial.

  • O escopo 1 inclui emissões diretas das operações, como o combustível consumido nos sites e na frota de veículos.
  • O escopo 2 cobre emissões indiretas, como as produzidas pela eletricidade, vapor ou água resfriada fornecida por uma concessionária.
  • O escopo 3 engloba todas as outras emissões restantes. Isso inclui as produzidas por resíduos de produtos, bens adquiridos e todos os fornecedores, incluindo os data centers alugados.

Como site de Colocation de data center, seus escopos 1 e 2 são o escopo 3 de seus clientes, e é por isso que eles se importam com seus esforços para melhorar a eficiência energética e o uso de energia limpa.

Como me preparo para responder às perguntas do meu cliente sobre nossas emissões de carbono?

Uma avaliação vai te ajudar a entender qual é a sua taxa atual de emissão de carbono. Depois, é importante entender as expectativas dos principais clientes e organizações para que você possa avaliar sua posição no momento em relação aos objetivos deles. Assim que identificar o “gap” entre as metas de sustentabilidade de seu cliente e seu atual desempenho, poderá criar um plano de ação com soluções pertinentes, como equipamentos mais eficientes, painéis solares ou fonte de energia renovável por meio de um contrato de compra e venda de energia. Depois de saber os objetivos de seus clientes, é importante estar ciente de suas próprias estratégias antes mesmo que eles perguntem. Assim, você poderá agir proativamente, manter clientes de alto valor e fechar novos negócios com importantes empresas. Com um suporte confiável e alimentado por dados, sua equipe poderá desenvolver e implementar uma estratégia de energia renovável e eficiente que não apenas antecipa as expectativas dos seus clientes, mas as excede para o sucesso conjunto a longo prazo.