Pontos de vista

Por que os locais de trabalho estão se tornando mais humanos?

Prevê-se que o local de trabalho se torne mais humano nos próximos dez anos, uma vez que a ênfase na criação de experiências memoráveis ​​transforma a forma como e onde as pessoas trabalham. Com 7.000 trabalhadores em todo o mundo nos informando isso em nosso novo estudo global: Workplace, powered by Human Experience, essa é uma previsão que podemos fazer com segurança em um cenário de incerteza generalizada.

Nossa pesquisa internacional mostra que empregadores e empregados veem a experiência humana como o principal fator para determinar como será o seu ambiente de trabalho em um futuro próximo.

O Google, com seu Chief Happiness Officer e escritórios de criação, e a Virgin, com sua equipe de consultores em design de escritórios, são pioneiros em colocar as pessoas no centro do design para o local de trabalho - e muitas outras tomarão medidas semelhantes.

Depois de décadas sendo uma questão secundária, por que a experiência humana está se tornando um foco tão de repente?

Os gerentes estão cada vez mais conscientes de que os funcionários conseguem melhores resultados se estão inspirados por seu ambiente de trabalho e sua organização. Ao mesmo tempo, a nova geração de funcionários também é exigente e busca por empresas em que eles acreditam e ambientes de trabalho onde se sentem em casa.

A necessidade de elevar o papel de seus funcionários

Nossa pesquisa destaca as três principais zonas que você precisa trabalhar para fornecer a melhor experiência para seus trabalhadores: Engajamento, Capacitação e Propósito. O engajamento é geralmente a área na qual a maioria das organizações se concentra, pois demonstra as razões pelas quais os funcionários devem estar comprometidos com seus empregadores. No entanto, é importante saber que ganhar no Engajamento geralmente envolve oferecer mais Empoderamento e Propósito à sua equipe.

O aumento da automação e da robótica é um dos principais impulsionadores da mudança. Como Calum Chance diz em seu livro “The Economic Singularity”: “Paradoxalmente, quanto mais eficiente um sistema automatizado se torna, mais crítica é a contribuição dos operadores humanos”.

Não há dúvida de que a inteligência artificial (IA) e outras formas de automação substituirão alguns trabalhos. Mas, para que a IA funcione bem, o papel dos humanos tem que ser elevado nas empresas. E para isso, devemos dar aos nossos funcionários o espaço para inovar e se comunicar através da experiência no local de trabalho.

O ecossistema do local de trabalho

O local de trabalho não é muito diferente do mundo natural. De certo modo, tem o seu próprio ecossistema. No mundo natural, quanto mais amplo o leque de recursos e variáveis ​​que alimentam um determinado habitat, maior o espectro de resultados que ele gerará. Da mesma forma, um ambiente de trabalho bem organizado pode levar a uma maior disseminação de ideias, produtos e estratégias para as empresas envolvidas.

Para engajar e capacitar seu pessoal, primeiro você deve se concentrar em como você está gerenciando seu imóvel. Por exemplo, nossa pesquisa mostra que os funcionários estão se afastando do local de trabalho tradicional. Em vez disso, eles estão se movendo em direção ao trabalho baseado em atividades, que envolve compartilhar e fazer parte de uma comunidade no trabalho. Em nosso relatório, vemos que proporções significativas deles querem escapar de suas mesas (37%), encontrar locais para recarregar sua energia (40%) e entrar em espaços projetados para ajudar na concentração (47%). Sua equipe é o seu maior patrimônio - e se é isso que eles querem, essa deve ser uma abordagem a ser considerada em seu local de trabalho.

Mas, assim como todo funcionário é diferente, todos os locais de trabalho também serão. Por esta razão, nós projetamos uma ferramenta de diagnóstico, para ajudá-lo a percorrer a experiência humana e identificar áreas que poderiam ser melhoradas para tornar seu local de trabalho mais humano e eficaz para impulsionar o engajamento, o empoderamento e a propósito.

Refletindo seus valores através do design do local de trabalho

Como você conduz engajamento, empoderamento e propósito? O engajamento é tipicamente fomentado por meio de uma forte liderança - por exemplo, isso pode ser feito promovendo um ambiente que seja justo, tenha segurança financeira e atenda às necessidades dos funcionários.

Enquanto isso, o empoderamento e o propósito são fomentados pelo local de trabalho. Você pode empoderar seus funcionários envolvendo-os no projeto de seu local de trabalho e dando-lhes acesso a uma variedade de ambientes que lhes permite decidir a melhor maneira de executar suas tarefas. O propósito, por outro lado, é alcançado quando o seu pessoal sabe que suas necessidades são reconhecidas no design do local de trabalho.

Em nosso estudo, quase nove entre 10 (87%) entrevistados estavam entusiasmados com a maior ênfase na experiência humana. Esses indivíduos enxergaram a nomeação de um “Diretor Chefe da Felicidade”, o guardião do engajamento, empoderamento e propósito, como um movimento desejável. A experiência humana não é mais só uma coisa boa. É como você se diferencia dos seus concorrentes.

Diga adeus aos locais de trabalho tradicionais

A maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho por algumas décadas ou mais tiveram a experiência do ambiente tradicional, que geralmente inclui estruturas rígidas que os funcionários tinham que se encaixar. Embora essa abordagem já esteja mudando, ainda é necessário um longo caminho a percorrer.

Vá em frente. Coloque a experiência no centro do design do local de trabalho para ajudar seus funcionários a alcançar um verdadeiro equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Como você pode começar nesta jornada? Aqui estão duas sugestões para começar. Um, faça um piloto de novos ambientes físicos em locais selecionados e meça os resultados para ver como isso afeta o resultado final. Dois, considere unir as equipes de recursos humanos e facilities para garantir que seus funcionários estejam no topo e no centro da agenda estratégica.

As empresas mais resilientes serão - como as espécies mais resilientes em um ecossistema natural - os mais adaptáveis. Os locais de trabalho se tornando mais humanos significa ser mais complexo, e a complexidade faz parte do projeto de sobrevivência para o futuro do trabalho.