Na indústria, o retrofit é um conjunto de reformas que visam ao reaproveitamento de uma fábrica ou um galpão já existente ou a transformação de um ativo imobiliário para abrigar uma nova operação industrial. Essa renovação pode ser feita de forma parcial (em um ou mais pontos, como reforço de piso ou instalação de painéis solares) ou total, que pode incluir a mudança de uso do espaço de acordo com a atividade industrial ali desempenhada.
“O retrofit adequa o imóvel para as necessidades de atuais ou futuros usuários. Por isso é uma opção tanto para empresas como para investidores que buscam novos locatários”, afirma Cesar Mello, diretor de Projetos e Obras para o segmento industrial da JLL.
Realizar esse tipo de reforma é também uma oportunidade de adequar a edificação às novas oportunidades de sustentabilidade e eficiência energética. Por isso, muitas alterações que visam a essas oportunidades costumam ser feitas na cobertura para aproveitar o máximo da iluminação e da ventilação naturais para trazer conforto térmico e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia em sistemas de iluminação e de ar-condicionado.
Principais tópicos
Vantagens do retrofit industrial
Reformas que trazem ganhos em sustentabilidade
O que é retrofit industrial
Como a JLL viabiliza o seu retrofit
Retrofit com o edifício funcionando
Exemplos de retrofit industrial