Considerado um conjunto de reformas para renovar um imóvel ou sistema existente e ultrapassado, o retrofit requer um planejamento cuidadoso e tem sido uma alternativa cada vez mais relevante para empresas. No varejo, alguns pontos relevantes a serem levados em conta são o estudo de viabilidade das obras (que podem ser executadas também em imóveis tombados) e a padronização do portfólio de imóveis, alinhada com as estratégias de marca.
"Pela ótica do cliente, demanda por comodidade e conexão com a essência das necessidades (mais paisagismo, espaços mais verdes, ou produtos mais frescos, por exemplo), tem aparecido cada vez mais, como reflexo da preocupação das pessoas com qualidade de vida e esses requerimentos podem compor ou direcionar os planos dos imóveis a serem reformados", explica Valesca Guimarães, diretora de Projetos e Obras para o segmento de Varejo da JLL.
O retrofit é também uma oportunidade para adequar a edificação às normas e tecnologias mais recentes e às demandas de ESG da empresa, melhorando a sustentabilidade da operação, o conforto dos usuários e os espaços de trabalho.
Principais tópicos
Cinco benefícios do retrofit para o varejo
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