Considerado um conjunto de reformas para renovar um imóvel ou sistema existente e ultrapassado, o retrofit requer um planejamento cuidadoso e tem sido uma alternativa cada vez mais relevante, podendo ocorrer de forma parcial (com a modernização de parte dos seus sistemas prediais sistemas) ou total, até com a mudança de uso do edifício.
Essas reformas podem abranger as estruturas, os sistemas e os ambientes. Por isso, o retrofit é uma oportunidade para adequar a edificação tanto às normas e tecnologias mais recentes como às novas demandas de ESG. Nesse campo, investir no retrofit para ir além do que é exigido por lei pode criar não só uma vantagem competitiva como mitigar o risco de encalhe de ativos.
Novas tecnologias são utilizadas, por exemplo, para coletar dados que auxiliam os profissionais responsáveis pela operação do edifício a controlar, com mais precisão, a eficiência de sistemas como o de ar-condicionado, a gestão da ocupação do espaço e desperdício de recursos. E também podem trazer uma experiência diferenciada aos ocupantes, como a reserva de posições de trabalho, salas de reuniões e espações colaborativos por meio de aplicativos.
Principais tópicos
Cinco benefícios do retrofit para o varejo
O quepode ser atualizado no retrofit
O que é retrofit
Como a JLL faz a gestão de projetos de retrofit
Por que a eficiência energética importa
Retrofit com o edifício funcionando