Ações de sustentabilidade da JLL são destaque na revista Business Chief

Edição latino-americana da tradicional publicação dedicou 13 páginas para destrinchar os esforços da consultoria imobiliária para construir um futuro melhor.

17 de Outubro de 2019

“À medida que as questões de sustentabilidade se tornam mais importantes em todos os setores, a JLL se concentra na atuação ética e no gerenciamento de riscos em toda a sua cadeia de serviços.” Com essa chamada, a versão latino-americana da revista Business Chief inicia uma reportagem de 13 páginas sobre os esforços da JLL no campo da sustentabilidade, publicada em julho.

O porta-voz da JLL na matéria é o seu diretor de Desenvolvimento de Soluções e Novos Negócios para a América Latina, Juan Carlos Bretschneider, que salientou a necessidade de “manter uma empresa sustentável a longo prazo em benefício de todos os acionistas”. Dessa forma, ações de sustentabilidade estão presentes “em todas as facetas dos serviços imobiliários oferecidos” pela JLL, garantindo que, “do começo ao fim, o impacto ambiental seja minimizado”.

“A empresa estabeleceu um programa global de gerenciamento de riscos, ética e conformidade regulatória com o objetivo de identificar e reduzir os riscos potenciais de negócios e sustentabilidade”, atesta a Business Chief. “O programa aplica um nível mais alto de auditoria e rigor aos fornecedores de alto risco e impacto. Nossos fornecedores também são examinados rotineiramente em vários bancos de dados para detectar multas, lavagem de dinheiro e violações regulatórias antes de se comprometerem com qualquer fornecimento de bens ou serviços”, complementa Bretschneider.

Como se vê, sustentabilidade tem um sentido mais amplo no vocabulário da JLL, cujo propósito global é “Construir um Futuro Melhor”. A iniciativa tem ainda mais valor no setor imobiliário, responsável por 40% de todas as emissões de gases de efeito estufa. Nos últimos anos, a JLL ajudou a eliminar aproximadamente 358 mil toneladas métricas de CO² de seus clientes nos Estados Unidos – o equivalente a US$ 82 milhões, ou, como compara a Business Chief, à remoção de 77.000 veículos de uma estrada por um ano inteiro. “Nossos funcionários, clientes e todos os nossos acionistas estão fortemente identificados com essa cultura, com o nosso compromisso com um futuro viável”, diz Bretschneider, para quem “a boa cidadania corporativa atual vai além da simples caridade ou de ações periféricas, como reduzir, reutilizar e reciclar”.

Para ir além, a JLL estimula que o futuro do trabalho seja cada vez mais presente onde atua, promovendo ambientes inovadores e auxiliando os seus stakeholders na adoção de práticas sustentáveis. A empresa acompanhou e assessorou, por exemplo, um cliente no processo de obtenção da certificação LEED para um novo edifício na América Latina. “O mesmo cliente confiou em nós para realizar uma extensa pesquisa sobre leis que regem as energias renováveis em alguns países da nossa região”, acrescenta Bretschneider. A reportagem menciona ainda o apoio da consultoria a criação de uma estratégia em que outro parceiro conseguiu transformar o custo do descarte de resíduos em receita.

As soluções da JLL são orientadas pelo uso de tecnologia em serviços como o Gerenciamento Integrado de Facilities, que dispõe de ferramentas avançadas de business intelligence (BI). E proporcionam benefícios mútuos. “Estamos atraindo e retendo os melhores talentos de nossa indústria e fornecendo os melhores espaços e experiências como catalisadores para acelerar o crescimento sustentável e responsável”, argumenta Juan Carlos Bretschneider. “Se focarmos nisso, estaremos mais bem posicionados para enfrentar riscos, reduzir custos e, acima de tudo, aproveitar as oportunidades dessa mudança em direção a um mundo mais sustentável”, conclui.

Confira a reportagem completa da Business Chief!