Mercado de condomínios logísticos de alto padrão tem recorde de absorção em 2020

Impulsionada pelo setor e-commerce, taxa de vacância é a menor desde 2013.

17 de Fevereiro de 2021

A taxa de vacância dos condomínios logísticos de alto padrão no Brasil fechou o ano em 14,30%, segundo pesquisa First Look, realizada pela JLL. O índice é o menor registrado desde 2013, quando o estudo teve início. Os volumes de absorção bruta e líquida também bateram recorde, tendo acumulado no ano 2,5 milhões de m² e 1,5 milhão de m², respectivamente.

No quarto trimestre, em São Paulo, Westwing foi responsável pela ocupação de 27,8 mil m² em Jundiaí. Cajamar contou com grandes absorções: o Mercado Livre, com 75,8 mil m², e a Ford, com 77 mil m². A montadora também tomou mais de 75 mil m² na região de Sorocaba.

No Rio de Janeiro, a maior negociação foi da Braskem, com mais de 34 mil m² em Duque de Caxias. Outros estados também registraram importantes movimentações, como a Honda, em Manaus, com 15 mil m² e a Amazon, em Pernambuco, com 15 mil m².

Perspectivas para 2021

A previsão para o ano é de que o ritmo acelerado permaneça, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, e novas negociações ocorram. A projeção de novo estoque é de 1,9 milhão de m² em 2021. Apesar da entrega de mais espaços, a expectativa é de alta absorção e manutenção dos preços.

Segundo a pesquisa da JLL, a vacância dos condomínios deve cair ainda mais e atingir o patamar de 12,43% no Brasil. Em São Paulo, estado que apresenta o maior volume de movimentações, o índice deve ser ainda mais baixo, por volta de 12,29%.

Acesse o estudo First Look Industrial do 4º trimestre de 2020 aqui

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 91 mil pessoas em todo o mundo em 31 de março de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br