Mercado de escritórios do Rio de Janeiro desacelera em meio à pandemia

Taxa de disponibilidade permanece estável, e Centro é destaque no volume de ocupação.

11 de Agosto de 2020

O mercado de escritórios do Rio de Janeiro, que demonstrava sinais de recuperação no início do ano, apresentou desaceleração no segundo trimestre de 2020, de acordo com a pesquisa First Look realizada pela JLL. Com a pandemia, o volume de novos negócios caiu, impactando a absorção.

Durante o período analisado, foram ocupados 14 mil m², o que representa metade do total do primeiro trimestre deste ano. A região central da cidade foi destaque, sendo responsável por 72% das ocupações. “O centro é a área com maior demanda porque possui estoque disponível e flexibilidade nas negociações, com melhores condições comerciais e valores de locação”, explica Evie Kempf, gerente de Locação de Escritórios da JLL no Rio de Janeiro.

A taxa de disponibilidade mostrou-se estável, com queda de 0,1 p.p. em relação ao trimestre anterior, atingindo 34,9%. Se comparado ao mesmo período de 2019, o índice apresenta retração de 5,9 p.p. O preço médio acompanhou o ritmo de desaceleração da cidade e registrou queda de 2,9%, evidenciando o esforço contínuo dos proprietários em atrair ocupantes. De acordo com a executiva da JLL, o próximo trimestre deve ser impulsionado por 103 mil m² de ocupações definidas em trimestres anteriores, em especial na região do Porto Maravilha.

Acesse o First Look!

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 18 bilhões em 2019, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de aproximadamente 93 mil pessoas em todo o mundo (em 30 de junho de 2020). JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. No Brasil desde 1996, a JLL tem sede em São Paulo e escritório regional no Rio de Janeiro, contando com uma equipe de cerca de 900 profissionais prontos para atuar em todo o País. Nosso portfólio de serviços no Brasil oferece: Locação | Aquisição e Vendas | Consultoria e Avaliação | Gerenciamento de Propriedades | Gerenciamento de Facilities | Engenharia e Manutenção Predial | Projetos e Obras | Design & Build. Setores de atuação: Escritório | Industrial | Varejo | Hotel | Healthcare | Educação | Data Center | Life Sciences. Para mais informações, visite o site da JLL Brasil,  jll.com.br