Reportagem

Equilíbrio: o desafio da liderança para o avanço da agenda ESG nas empresas

Líderes precisam equilibrar necessidade de resultados e visão de longo prazo para promover a sustentabilidade nos negócios.

07 de Junho de 2023
Autores:
  • Agência Tecere

Com o tema ESG (do inglês Environmental, Social, and Corporate Governance – Governança ambiental, social e corporativa), cada vez mais presente nas empresas, é preciso conectar as práticas ambiental e socialmente responsáveis à estratégia de negócio. Ou seja, continuar produzindo e gerando valor e lucro, mas sem criar impactos negativos. E é papel da liderança fazer essa conexão, engajando colaboradores e toda sua cadeia de stakeholders em uma cultura de transformação. 

“Como líderes empresariais, temos que levar essa agenda de evolução constante dos nossos negócios para que eles acompanhem as evoluções constantes da sociedade. Nosso papel é trabalhar nossas pessoas e nossas cadeias na direção que a sociedade quer ir”, diz Fábio Maceira, CEO Brasil da JLL. 

“O papel da liderança para o avanço da agenda ESG nas empresas” é o tema do podcast ESG com Luciana Arouca #04, que reuniu lideranças da JLL. 

Se, por um lado, as empresas precisam responder à pressão da sociedade pela implementação de uma agenda ESG, por outro, nem sempre a alta liderança está pronta para isso, como aponta Washington Botelho, Presidente LatAm da JLL Work Dynamics. 

“Grande parte das lideranças entende que essa agenda compete com o negócio, mas não, é uma questão de sobrevivência para as empresas. Práticas ambientais antes aceitas hoje podem ser consideradas crimes ambientais. O perfil da sociedade está mudando rapidamente. As novas gerações e novos consumidores têm uma relação diferente com o meio ambiente. Da mesma forma, preconceitos não são mais socialmente aceitos”, afirma Botelho.

E onde entra a governança em tudo isso? Luciana Arouca, Diretora de Sustentabilidade da JLL, responde. “Governanca é o pilar de sustentação para que possamos viabilizar as melhores práticas sociais e ambientais. Por meio de uma governança bem estruturada, o C-level pode impactar de forma positiva todos os colaboradores, mesmo nas empresas com milhares de funcionários.”

A força da cultura organizacional

Se a liderança tem o papel de guiar a empresa nessa mudança de visão, é a cultura organizacional que vai garantir que os processos cotidianos estejam alinhados à agenda ESG em todos os níveis da organização. Mais do que engajar colaboradores, uma cultura organizacional forte é capaz de influenciar todo o mercado. 

“A partir do momento em que você se relaciona com uma empresa e a cultura dela faz sentido, você passa a viver com mais força aquela cultura, para além dos muros corporativos. O tema ganha força, fluidez e não há como parar este movimento. A empresa se torna parte de uma evolução e acaba influenciando sua cadeia, seus concorrentes, todo o mercado”, destaca Arouca.

Desafios da liderança sustentável

A sustentabilidade nas empresas é uma jornada que precisa combinar ações imediatas com visão de futuro. Na prática, os líderes encontram o desafio de conectar o planejamento de longo prazo à necessidade de resultados de curto prazo. 

“É uma questão de equilíbrio. Empresas com fins lucrativos têm obrigações com os acionistas, precisam prestar contas trimestralmente. Mas não se trata de rentabilidade a qualquer custo. Nosso foco é criar um futuro equilibrado para a sustentabilidade dos negócios e das gerações futuras”, analisa Maceira.

Nesse cenário, o perfil de liderança também muda e passa a ser mais abrangente, exigindo habilidades comportamentais (soft skills) principalmente no relacionamento com pessoas, segundo Botelho. “A quantidade e a velocidade das informações nos dias atuais nos faz ter que exercitar a capacidade de depurar, de filtrar o que realmente é relevante. Outro desafio é lidar com problemas complexos”, pontua.

Receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado imobiliário!

Informe os assuntos que mais te interessam relacionados ao mercado imobiliário para que possamos
enviar notícias, reportagens e estudos de mercado com exclusividade na sua caixa de entrada.